Dio - Holy Diver

Holy Diver

Dio

1º álbum de estúdio​

Fase

Ascensão Épica (1983–1985)

8.2

Nota média
de sites de crítica

Espada, Magia e Heavy Metal no Ápice

Se o heavy metal fosse um RPG dos anos 80, Holy Diver seria o mago nível 99 com o cajado mais reluzente do inventário. Primeiro álbum solo do eterno Ronnie James Dio pós-Black Sabbath, ele junta riffs cortantes do essencial Vivian Campbell, letras de fantasia medieval e aquela vibe “cavaleiro solitário em mundo decadente” que só o Dio sabia fazer.

É como se o Rainbow encontrasse o Black Sabbath numa taverna enfumaçada e resolvessem gravar uma ópera metal com clima de Dungeons & Dragons. Destaques? A faixa-título, que parece trilha sonora de batalha contra dragão, e Rainbow in the Dark, hino radiofônico com tecladinho safado que funciona demais. É datado? Sim. Mas charmoso pra caramba.

Destaques

2. Holy Diver
8. Rainbow In The Dark
1. Stand Up And Shout

Menos ouvidas

7. Invisible
9. Shame On The Night

Fatos interessantes

• Ronnie James Dio escreveu ou coescreveu todas as músicas do álbum e também o produziu.

• A capa do álbum apresenta o mascote da banda, Murray, aparentemente atacando um sacerdote. No entanto, Dio observou que as aparências podem enganar e que a imagem poderia representar o oposto.

• Se você virar a capa de cabeça para baixo, o nome “Dio” pode ser lido como “die” ou “devil”, mas Dio afirmou que isso é apenas uma coincidência.

• A faixa-título, “Holy Diver”, foi o primeiro single do álbum, alcançando a posição 40 nas paradas de rock na época, mas tornou-se uma das músicas mais populares da banda.

• Após os ataques de 11 de setembro, “Holy Diver” foi incluída em uma lista de faixas com títulos considerados inapropriados.

• A música “Rainbow in the Dark” foi inspirada pelo tempo de Dio no Black Sabbath e aborda a incapacidade de liberar um grande potencial. Dio inicialmente queria excluí-la do álbum por achá-la muito pop, mas foi persuadido pelo restante da banda a mantê-la.

• A edição original em vinil incluía um encarte com fotos de Ronnie durante seu tempo com as bandas Rainbow e Black Sabbath.

• Em 2023, a revista Rolling Stone classificou “Holy Diver” como a 9ª maior música de metal de todos os tempos.

• O videoclipe de “Holy Diver” apresenta Dio como um aventureiro bárbaro em uma igreja desolada, enfrentando figuras encapuzadas e adquirindo uma nova espada.

• A música “Holy Diver” foi interpretada por Dio como uma figura messiânica em outro planeta, que se sacrifica para redimir seu povo.

Produção

Ronnie James Dio

Mudança de line

Primeira formação

Formação

Ronnie James Dio – vocais, teclados, produção
Vinny Appice – bateria
Jimmy Bain – baixo, teclados
Vivian Campbell – guitarra

Se gostou, também vai gostar de...

Led Zeppelin - Sem título (Led Zeppelin IV)
Hard rock

Led Zeppelin – Sem título (Led Zeppelin IV)

O álbum sem título do Led Zeppelin é o auge do hard rock, com riffs imortais, bateria divina e uma mistura única de peso e arte, marcando o gênero. Starway to Heaven está nele.

Rammstein - Herzeleid
Metal

Rammstein – Herzeleid

Estreia do Rammstein, mesclando metal industrial com eletrônica sombria, criando um som pesado e provocador, como uma máquina de caos sonora.

Outros álbuns do mesmo ano

Pink Floyd - The Final Cut
Art rock

Pink Floyd – The Final Cut

Um álbum introspectivo e politizado, onde Waters transforma sua dor pessoal e críticas sociais em músicas carregadas de emoção e orquestrações densas.

Depeche Mode - Construction Time Again
New Wave

Depeche Mode – Construction Time Again

Aqui, a banda adota uma abordagem industrial e politizada, iniciando uma fase experimental – e a Trilogia Berlinense – em sua carreira musical.

Black Sabbath - Born Again
Heavy metal

Black Sabbath – Born Again

Sabbath experimental, pesado e distorcido, com Ian Gillan nos vocais e uma pegada crua e agressiva, lembrando os álbuns mais ousados da banda.