Black Sabbath - Cross Purposes

Cross Purposes

17º álbum de estúdio​

Era

Fase Mitológica com Tony Martin Pt 2 (1987–1995)

4.5

Nota média
de sites de crítica

Sabbath entre as Sombras e a Melodia

“Cross Purposes” traz o Black Sabbath se reinventando após a saída de Dio, com Tony Martin de volta nos vocais. O álbum, um híbrido de momentos mais pesados e outros mais melódicos, flerta com o metal tradicional e até com toques mais progressivos.

A sonoridade, algo entre “Dehumanizer” e os anos 80 da banda, tem uma pegada densa e sombria, mas também dá espaço para a melodia. Suas letras abordam temas como o fanatismo (em “Psychophobia”) e o mistério macabro (em “The Hand That Rocks the Cradle”). Uma mistura entre a fase da era Ozzy e a era Dio, mas com a identidade de Martin.

Destaques

10. Evil Eye
2. Cross of Thorns
1. I Witness

Menos ouvidas

11. What’s the Use
9. Cardinal Sin

Fatos interessantes

• Durante as gravações de “Cross Purposes”, Eddie Van Halen, em um dia de folga, juntou-se ao Black Sabbath para gravar o solo da música “Evil Eye”. Essa colaboração foi mantida em segredo devido a questões contratuais de Eddie com outra gravadora. ​

• Inspiração para “The Hand That Rocks the Cradle”: A letra dessa faixa foi inspirada em um caso real envolvendo Beverley Allitt, uma enfermeira britânica condenada por assassinar bebês sob seus cuidados. A canção aborda o abuso de confiança em ambientes de cuidado infantil. ​

• A capa de “Cross Purposes” apresenta um anjo com asas flamejantes, imagem que também foi utilizada na capa do single “Send Me An Angel” do Scorpions, lançado em 1990. Embora não seja um plágio, é uma coincidência interessante entre as duas bandas. ​

• Este álbum marcou o retorno de Tony Martin como vocalista principal do Black Sabbath, após a saída de Ronnie James Dio. Sua presença trouxe uma sonoridade distinta, combinando elementos mais pesados com passagens melódicas.

• As sessões de gravação ocorreram no Monnow Valley Studios, no País de Gales, proporcionando ao álbum uma atmosfera única que mescla a intensidade do heavy metal com nuances mais suaves e progressivas.

Produção

Leif Mases, Black Sabbath

Mudança de line

Tony Martin volta para os vocais, enquanto Bobby Rondinelli assume a bateria.

Formação

Tony Martin – vocais
Tony Iommi – guitarra
Geezer Butler – baixo
Bobby Rondinelli – bateria

Geoff Nicholls – teclados

Se gostou, também vai gostar de...

Savatage - Hall of the Mountain King
Heavy metal

Savatage – Hall of the Mountain King

Savatage abraça o drama em Hall of the Mountain King: riffs épicos, clima sombrio e o nascimento do metal teatral com pegada sinfônica.

Burning Witches - Inquisition
Heavy metal

Burning Witches – Inquisition

Metal clássico com riffs ferozes e sintetizados de power, inspirado em horror medieval — o Burning Witches mais intenso e ritualístico até hoje.

Outros álbuns do mesmo ano

Caetano Veloso - Fina Estampa
Bolero

Caetano Veloso – Fina Estampa

Caetano homenageia a música latina com interpretações refinadas de clássicos hispano-americanos, em arranjos acústicos e elegantes.

Living Colour - Dread
Ao Vivo

Living Colour – Dread

Registro ao vivo energético da era Stain, com versões acústicas emocionantes e a estreia de Doug Wimbish no palco, unindo metal e groove.