Savatage - Poets and Madmen

Poets and Madmen

11º álbum de estúdio​

Fase

Legado e Transição (2001)

6.5

Nota média
de sites de crítica

Entre poetas e porradarias

“Poets and Madmen” é o grito sombrio e melodramático do Savatage antes do silêncio — e que belo grito! Misto de teatro gótico com heavy metal sinfônico, o álbum mergulha nas profundezas da mente de um fotógrafo perturbado (baseado numa história de Paul O’Neill, claro).

Jon Oliva reassume os vocais e traz um peso visceral que remete aos tempos de Streets e Gutter Ballet, só que com mais distorção e menos firula. A vibe é quase de musical de metal sombrio: riffs encorpados, climas dramáticos, e uma narrativa que mistura Edgar Allan Poe com Broadway sombria. É grandioso, exagerado e, às vezes, meio over… mas no bom sentido. Se você curte Queensrÿche, Dream Theater ou um bom drama operístico, essa é sua peça.

Destaques

6. Morphine Child
1. Stay With Me Awhile
3. Commissar

Menos ouvidas

7. The Rumor
5. Drive

Fatos interessantes

• Lançado em 3 de abril de 2001, “Poets and Madmen” é o 11º e último álbum de estúdio do Savatage antes de entrarem em um hiato que durou até 2014 (com shows – continua sem um álbum inédito até 2025). ​

• Este álbum marca o retorno de Jon Oliva como vocalista principal, posição que não ocupava desde “Streets: A Rock Opera” (1991), após a saída amigável de Zachary Stevens em 2000. ​

• Embora não seja um álbum totalmente conceitual, várias músicas foram inspiradas na vida e morte do fotojornalista Kevin Carter, vencedor do Prêmio Pulitzer em 1993. ​

• Apesar de ter deixado a banda para se juntar ao Megadeth, o guitarrista Al Pitrelli contribuiu com solos em faixas como “Stay with Me Awhile”, “Commissar”, “Morphine Child” e “The Rumor”. ​

• A arte da capa foi criada por Edgar Jerins, que também trabalhou nos álbuns anteriores “Dead Winter Dead” e “The Wake of Magellan”. ​

• O álbum alcançou a 7ª posição na Alemanha, 49ª na categoria de álbuns independentes da Billboard nos EUA, 70ª na Áustria, 95ª na Holanda e 97ª na Suíça. ​

• A versão norte-americana inclui a faixa bônus “Shotgun Innocence”, originalmente lançada como bônus na edição japonesa de “Edge of Thorns” (1993), com vocais de Zachary Stevens e guitarra de Criss Oliva. ​

• Após o lançamento, a banda recrutou o guitarrista Jack Frost para apresentações ao vivo. Posteriormente, Al Pitrelli retornou, mas o Savatage entrou em hiato em 2002, retornando apenas para uma apresentação no Wacken Open Air em 2015.

Produção

Paul O’Neill, Jon Oliva

Mudança de line

Banda reduzida à 4 membros. Jon Oliva retoma os vocais de Zachary Stevens.

Formação

Jon Oliva – vocal principal, teclados, guitarra rítmica, coprodutor
Chris Caffery – guitarra solo, vocais de apoio
Johnny Lee Middleton – baixo, vocais de apoio
Jeff Plate – bateria, vocais de apoio


Bob Kinkel – teclados adicionais, vocais de apoio
Al Pitrelli – guitarras adicionais nas faixas “Stay with Me Awhile”, “Commissar”, “Morphine Child” e “The Rumor”
John West – vocais de apoio
Zachary Stevens – vocal principal na faixa 12 da edição dos EUA
Criss Oliva – guitarras na faixa 12 da edição dos EUA

Se gostou, também vai gostar de...

Black Sabbath - Sabotage
Heavy metal

Black Sabbath – Sabotage

Black Sabbath em fúria: metal agressivo, psicodelia ousada e riffs caóticos, desafiando a indústria com sua rebeldia e atitude.

Bruce Dickinson - Alive in Studio A
Ao Vivo

Bruce Dickinson – Alive in Studio A

Regravações ao vivo de clássicos solo com voz imponente e banda Skunkworks: estúdio sem público e show no Marquee Club, energia pura.

Europe - Walk the Earth
Hard rock

Europe – Walk the Earth

Hard rock clássico com reflexões profundas sobre liberdade e revolução, entregando riffs poderosos e uma vibe nostálgica com uma pegada moderna.

Outros álbuns do mesmo ano

Ozzy Osbourne - Down to Earth
Hard rock

Ozzy Osbourne – Down to Earth

Metal maduro com riffs potentes e reflexões pessoais; Ozzy entrega peso, melodia e um toque de humanidade num retorno afiado.

Travis - The Invisible Band
Indie pop

Travis – The Invisible Band

Soft rock melódico com banjo e cordas, letras íntimas e arranjos polidos: um disco emocional e relaxante que consolida a identidade da banda.