Black Sabbath - Cross Purposes

Cross Purposes

17º álbum de estúdio​

Fase

Fase Mitológica com Tony Martin Pt 2 (1987–1995)

4.5

Nota média
de sites de crítica

Sabbath entre as Sombras e a Melodia

“Cross Purposes” traz o Black Sabbath se reinventando após a saída de Dio, com Tony Martin de volta nos vocais. O álbum, um híbrido de momentos mais pesados e outros mais melódicos, flerta com o metal tradicional e até com toques mais progressivos.

A sonoridade, algo entre “Dehumanizer” e os anos 80 da banda, tem uma pegada densa e sombria, mas também dá espaço para a melodia. Suas letras abordam temas como o fanatismo (em “Psychophobia”) e o mistério macabro (em “The Hand That Rocks the Cradle”). Uma mistura entre a fase da era Ozzy e a era Dio, mas com a identidade de Martin.

Destaques

10. Evil Eye
2. Cross of Thorns
1. I Witness

Menos ouvidas

11. What’s the Use
9. Cardinal Sin

Fatos interessantes

• Durante as gravações de “Cross Purposes”, Eddie Van Halen, em um dia de folga, juntou-se ao Black Sabbath para gravar o solo da música “Evil Eye”. Essa colaboração foi mantida em segredo devido a questões contratuais de Eddie com outra gravadora. ​

• Inspiração para “The Hand That Rocks the Cradle”: A letra dessa faixa foi inspirada em um caso real envolvendo Beverley Allitt, uma enfermeira britânica condenada por assassinar bebês sob seus cuidados. A canção aborda o abuso de confiança em ambientes de cuidado infantil. ​

• A capa de “Cross Purposes” apresenta um anjo com asas flamejantes, imagem que também foi utilizada na capa do single “Send Me An Angel” do Scorpions, lançado em 1990. Embora não seja um plágio, é uma coincidência interessante entre as duas bandas. ​

• Este álbum marcou o retorno de Tony Martin como vocalista principal do Black Sabbath, após a saída de Ronnie James Dio. Sua presença trouxe uma sonoridade distinta, combinando elementos mais pesados com passagens melódicas.

• As sessões de gravação ocorreram no Monnow Valley Studios, no País de Gales, proporcionando ao álbum uma atmosfera única que mescla a intensidade do heavy metal com nuances mais suaves e progressivas.

Produção

Leif Mases, Black Sabbath

Mudança de line

Tony Martin volta para os vocais, enquanto Bobby Rondinelli assume a bateria.

Formação

Tony Martin – vocais
Tony Iommi – guitarra
Geezer Butler – baixo
Bobby Rondinelli – bateria

Geoff Nicholls – teclados

Se gostou, também vai gostar de...

Scorpions - Return to Forever
Hard rock

Scorpions – Return to Forever

Hard Rock dos Scorpions com uma vibe moderna, lembrando a era de Love at First Sting, mas com um toque atualizado e energético. Primeiro álbum depois do “fim” da banda.

All That Remains - AntiFragile
Metal

All That Remains – AntiFragile

Antifragile mistura metalcore técnico com riffs melódicos e vocais contrastantes, mas falha em atingir a intensidade e autenticidade do metal verdadeiro.

Scorpions - Face the Heat
Hard rock

Scorpions – Face the Heat

Hard rock clássico com a energia dos anos 90, explorando temas como a reunificação da Alemanha e o grunge, mantendo a essência dos Scorpions.

Outros álbuns do mesmo ano

Alice in Chains - Jar Of Flies (EP)
Grunge

Alice in Chains – Jar Of Flies (EP)

Alice in Chains desplugado, mas ainda sombrio. “Jar of Flies” troca o peso do grunge por melodias acústicas, explorando vulnerabilidade e novas texturas.

Morrissey - Vauxhall and I
Indie rock

Morrissey – Vauxhall and I

Baladas introspectivas, letras literárias e produção refinada: o álbum mais maduro e emocional de Morrissey até então.

Savatage - Handful of Rain
Heavy metal

Savatage – Handful of Rain

Um luto (por Criss Oliva) em forma de metal teatral: Handful of Rain mistura emoção crua, solos chorosos e o charme dramático do Savatage em modo introspectivo.