Travis - L.A. Times

L.A. Times

10º álbum de estúdio​

Fase

Simplicidade Renovada (2020–presente)

7.1

Nota média
de sites de crítica

Refrações da vida em L.A.

L.A. Times é como encontrar um velho amigo que voltou mais reflexivo e com histórias novas (e cabelos cor de fogo, como a capa indica). Fran Healy abraça um momento de meia‑idade com canções que vão do íntimo (“Live It All Again”) ao urbano-crônico (“Gaslight”, “L.A. Times”). Com produção de Tony Hoffer, há riffs acústicos entrelaçados com sopros, coro e melodias que lembram tanto The Man Who quanto nuances modernas. O disco oscila entre alegria discreta e melancolia calculada, lembrando uma taça de vinho tinto: elegante, mas com notas inesperadas.

A mistura de folk-rock com pitadas de indie contemporâneo traz um Travis que se permite errar e experimentar — algo que alguns críticos apontam como desconexo, mas que aqui soa corajoso. Há momentos genuinamente emocionais, com letras sobre reconciliação e perda, mesmo que eventualmente escorregue para temas repetitivos. Ainda assim, é uma carta de amor honesta à vida, à dor e à sobrevivência urbana.

Destaques

1 – Gaslight
4 – Alive
3 – Bus

Menos ouvidas

8 – The River

Fatos interessantes

• É o 10º álbum da banda, lançado em 12 de julho de 2024 pela BMG.

• Fran Healy mudou o visual com cabelo laranja para “fazer jus ao novo disco” e à presença em palco.

• Foi produzido por Tony Hoffer, que traz um som orgânico mas inteligente.

• Dedica-se ao amigo falecido de Healy, Ringan Ledwidge, e aborda a separação com a ex‑esposa em “Live It All Again”.

• Chris Martin e Brandon Flowers participam como backing vocals em “Raze the Bar”.

• Tem sido chamado de “mais pessoal desde The Man Who” por Healy e por resenhas da imprensa.

• Recebeu média de 71 no Metacritic, com notas de 60 a 84, marcando “favorável, porém inconsistente”.

• A capa retrata a banda diante do skyline noturno de Los Angeles, fotografia por Stefan Ruiz.

• O álbum tem apenas 32 minutos, com 10 faixas — compacto e direto.

Produção

Tony Hoffer

Mudança de line

Sem mudanças significativas

Formação

Fran Healy – voz principal, guitarra acústica e elétrica, piano, backing vocals, programação
Andy Dunlop – guitarra elétrica e acústica, piano, mellotron, keyboards, backing vocals
Dougie Payne – baixo elétrico e contrabaixo, backing vocals
Neil Primrose – bateria, percussão

Músicos adicionais
Tony Hoffer – teclados, programação, produção, mixagem
Stewart Cole – trompete
Jacob Scesney – saxofone
Devon Taylor – trombone
Chris Martin – vocal de coro em “Raze the Bar”
Brandon Flowers – vocal de coro em “Raze the Bar”

Se gostou, também vai gostar de...

Keane - Hopes and Fears
Indie

Keane – Hopes and Fears

Sem guitarras, Hopes and Fears transforma o piano em astro do rock, criando baladas melancólicas dignas de um café chuvoso em Londres. Tem o grande hit Somewhere Only We Know (entre outros).

The Kooks - Listen
Chamber pop

The Kooks – Listen

Listen é a ousada reinvenção dos Kooks: funk, gospel e R&B se fundem ao indie britânico em um álbum que divide opiniões, mas não passa despercebido.

Audioslave - Out of Exile
Hard rock

Audioslave – Out of Exile

Audioslave amadurece em seu segundo álbum, unindo hard rock e introspecção para definir sua identidade além das bandas anteriores.

Outros álbuns do mesmo ano

Bon Jovi - Forever
Pop Rock

Bon Jovi – Forever

Rock clássico dos anos 80 com toques modernos. Com letras sobre legado e superação, é um álbum nostálgico e contagiante, apesar de não inovar e ter um Bon Jovi mais cansado.

Devin Townsend - PowerNerd
Heavy rock

Devin Townsend – PowerNerd

Melodias potentes, riffs de impacto e humor nerd: Devin Townsend entrega um progressive metal direto, emocional e original em PowerNerd.

Orville Peck - Stampede
Country

Orville Peck – Stampede

Stampede mistura country com pop, trazendo colaborações inesperadas de nomes como Kylie Minogue, Elton John e Willie Nelson. O álbum é uma jornada eclética, cheia de contrastes.