The Beach Boys - Smiley Smile

Smiley Smile

12º álbum de estúdio​

Fase

Em Busca da Profundidade (1965–1967)

7.0

Nota média
de sites de crítica

Lo-fi no meio do paraíso caótico

“Smiley Smile” chega como um sopro de casa após a tempestade quilométrica de “Pet Sounds” e o rebuliço não concretizado de “Smile”. É como se os Beach Boys tivessem desmontado o sofisticado quebra-cabeça esquizofrênico de Brian Wilson e montado uma miniatura lo-fi dentro da sala de estar: tem chuva de risadas, garrafas, sons de vegetais mastigados… A atmosfera é “stoned”, descontraída e surpreendentemente íntima.

Em vez de grandiosidade, há charme doméstico e um hype subversivo: “Heroes and Villains” chega estilhaçada, “Good Vibrations” é quase um eco do single, e “With Me Tonight” sussurra na penumbra. A produção improvisada em casa reflete tanto exaustão criativa quanto espontaneidade acústica — saudade do calor orgânico e do ecletismo cujas sementes estavam em Smile, mas com a cabeça mais leve.

Destaques

6 – Good Vibrations
1 – Heroes and Villains
3 – Fall Breaks and Back to Winter

Menos ouvidas

9 – Wind Chimes
11 – Whistle In

Fatos interessantes

• O álbum foi gravado na casa de Brian, sem estúdio profissional, resultando num som caseiro e espontâneo.

• “Smiley Smile” foi considerado o primeiro álbum de bedroom pop e lo-fi da história.

• A banda estava “stoned” durante a gravação: Mike Love disse que “ríamos até cair” em “She’s Goin’ Bald”.

• Foi usado em uma clínica nos EUA para ajudar pacientes em LSD a se acalmarem.

• O álbum desafiou expectativas pós-“Pet Sounds”, e foi recebido com confusão pela crítica contemporânea.

• A faixa “Vegetables” tem uma versão com Brian Wilson mordendo talos de aipo, em referência à experimentação.

• O projeto “Smile” foi abandonado, e material foi reconfigurado aqui.

• Recebeu uma reavaliação com o tempo, sendo apontado pela Pitchfork como cultuado dos anos 60.

• A capa apresenta a “Smile Shoppe” em meio à selva, ilustrando a simplicidade exótica do som.

• Al Jardine disse mais tarde que admirava a sutileza e inovação do disco.

Produção

The Beach Boys

Mudança de line

Bruce Johnston participou apenas pontualmente, enquanto um grande número de músicos de sessão foi incorporado.

Formação

Al Jardine – vocal principal, vocais de apoio, efeitos com garrafa d’água
Mike Love – vocal principal, vocais de apoio
Brian Wilson – vocal principal, vocais de apoio, piano tack, órgão Baldwin, cravo elétrico, tamborim, baixo elétrico
Carl Wilson – vocal principal, vocais de apoio, guitarra, shaker
Dennis Wilson – vocais de apoio, órgão Hammond
Bruce Johnston – vocais de apoio em “Good Vibrations”

Músicos adicionais
Billy Hinsche – vocais de apoio em “Heroes and Villains”
Van Dyke Parks – piano tack
Hal Blaine – bateria, tímpani, shaker
Jimmy Bond – contrabaixo acústico
Frank Capp – bongôs com baquetas
…e muitos outros músicos de sessão

Se gostou, também vai gostar de...

The Beach Boys - Friends
Lo-fi

The Beach Boys – Friends

Tranquilo, introspectivo e lo‑fi: Friends traz harmonias suaves, meditação e breve poesia pop, com Dennis assumindo composições.

The Beatles - Revolver
Psicodélico

The Beatles – Revolver

“Revolver” é o álbum onde os Beatles exploram a psicodelia e o experimentalismo, misturando rock com inovações sonoras e criando um som futurista e único.

Outros álbuns do mesmo ano

David Bowie - David Bowie
Music hall

David Bowie – David Bowie

Estreia teatral de Bowie mistura baroque pop e letras provocativas, revelando o embrião do artista camaleônico que viria a ser.