Savatage - Gutter Ballet

Gutter Ballet

5º álbum de estúdio​

Era

Era Sinfônica e Sombria (1989–1991)

8.0

Nota média
de sites de crítica

Metal com Pó de Giz

O Gutter Ballet é aquele momento da banda Savatage em que o metal dá um encontrão com o teatro e resolve sair dançando valsa no meio da sarjeta. Entre riffs pesados e pianos dramáticos, a banda — que até então era mais pé na porta e soco na cara — flerta com o progressivo e o sinfônico como se estivesse ensaiando para um musical dark da Broadway.

Inspirado por Andrew Lloyd Webber e pela própria reabilitação criativa do guitarrista Criss Oliva, o álbum é tipo um Queen metaleiro que passou um tempo ouvindo Rush e lendo Edgar Allan Poe. Se antes o negócio era correr com solos e cabeleiras, aqui a Savatage começa a mostrar que tem alma de dramaturgo — sem deixar de vez o couro e o peso que fizeram seu nome no underground.

Destaques

2. Gutter Ballet
4. When the Crowds Are Gone
10. Summer’s Rain

Menos ouvidas

11. Thorazine Shuffle
9. Mentally Yours

Fatos interessantes

• Após assistir ao musical O Fantasma da Ópera, Jon Oliva compôs a música “Gutter Ballet”, incorporando elementos teatrais e sinfônicos ao som da banda. ​

• A faixa-título aborda as dualidades das grandes cidades, retratando tanto sua beleza quanto sua violência, inspirada nas experiências urbanas contemporâneas. ​

• As músicas “Gutter Ballet” e “When the Crowds Are Gone” receberam videoclipes que foram exibidos na programação da MTV, ampliando a visibilidade da banda. ​

• Embora creditado no encarte do álbum, o guitarrista Chris Caffery não participou das gravações, mas foi incluído para preparar os fãs para a formação que veriam na turnê. ​

• O álbum inclui duas faixas instrumentais, “Temptation Revelation” e “Silk and Steel”, que destacam a versatilidade e a inclinação progressiva da banda.

Produção

Paul O’Neill

Mudança de line

Chris Caffery não aparece no álbum, mas é creditado com guitarras e teclados e está presente no encarte “tanto para preparar os fãs para a formação que veriam na turnê quanto para confirmar seu status como membro permanente”.

Formação

Jon Oliva – vocal principal, piano, teclados, baixo e bateria em “Gutter Ballet”
Criss Oliva – guitarras, violão
Johnny Lee Middleton – baixo
Steve “Doc” Wacholz – bateria

Robert Kinkel – teclados
John Dittmar, Stephen Daggett, Jerry Van Deilen, Dan Campbell – gritos e risadas de fundo

Se gostou, também vai gostar de...

Tool - Undertow
Metal alternativo

Tool – Undertow

Undertow é um mergulho sombrio no metal alternativo, combinando riffs pesados, letras perturbadoras e uma produção crua que desafia convenções.

Black Sabbath - Vol. 4
Heavy metal

Black Sabbath – Vol. 4

Riffs pesados com uma experimentação psicodélica, refletindo o momento de caos criativo da banda, influenciado por suas aventuras fora dos estúdios

Lordi - Screem Writers Guild
Hard rock

Lordi – Screem Writers Guild

Com tema de terror cinematográfico, o álbum traz riffs pesados, teclados sombrios e uma fase mais teatral que amplia o universo monstruoso do Lordi.

Outros álbuns do mesmo ano

Carpenters - Lovelines
Pop

Carpenters – Lovelines

Compilação póstuma que reúne faixas inéditas e solos de Karen Carpenter, mantendo viva a essência suave e melódica dos Carpenters.

Faith No More - The Real Thing
Funk metal

Faith No More – The Real Thing

A entrada de Patton redefine tudo: metal alternativo expansivo, hits ousados e ambição renovada. O álbum que impulsiona a banda ao mainstream.

Kiss - Hot in the Shade
Arena rock

Kiss – Hot in the Shade

Uma hora de rock: Kiss abandona teclados, aposta no peso das guitarras, traz Carr como vocalista em uma faixa e lança “Forever”, seu grande hit.