Queen - News of the World

News of the World

6º álbum de estúdio​

Era

Consolidação e Arena Rock (1975-1979)

6.1

Nota média
de sites de crítica

Do Estádio ao Underground: A Montanha-Russa Sonora de Queen

“News of the World” é como uma festa temática onde cada cômodo toca um estilo diferente, mas o ar-condicionado está no máximo. Queen abre com dois hinos imortais: “We Will Rock You” e “We Are the Champions”, que são como o casal popular da escola — impossível não notar. Depois, a banda mergulha em “Sheer Heart Attack”, um rock frenético que parece uma versão turbo do álbum homônimo.

Mas o disco segue como uma colcha de retalhos sonora: do blues brega de “Sleeping on the Sidewalk” ao samba despretensioso de “Who Needs You”, passando pelo funk robótico e pouco sensual de “Get Down, Make Love”. Brian May brilha em “It’s Late” e “All Dead, All Dead”, trazendo um pouco de calor a um álbum que, apesar de sua frieza geral, ainda consegue ser monumental. É como um jantar gourmet onde nem todos os pratos agradam, mas os que acertam são inesquecíveis.

Destaques

1. We Will Rock You
2. We Are The Champions
5. Spread Your Wings

Menos ouvidas

6. Fight From The Inside
9. Who Needs You

Fatos interessantes

• Apesar da música Sheer Heart Attack ter sido originalmente composta durante as sessões do álbum de 1974, só foi finalizada e incluída neste disco. Ela é uma resposta direta ao movimento punk, com letras que refletiam a energia crua do gênero.

• A capa foi criada pelo artista Frank Kelly Freas, inspirada em uma ilustração de ficção científica dos anos 1950, mostrando um robô segurando os membros mortos da banda. Ela quase foi banida em alguns países.

• Apesar do sucesso comercial, o álbum recebeu críticas mistas na época, com alguns considerando-o menos coeso que seus predecessores.

• A icônica batida “stomp-stomp-clap” de We Will Rock You foi criada para envolver o público ao vivo, transformando as apresentações em experiências interativas.

• “All Dead, All Dead” foi inspirada na morte do gato de infância de May, mostrando um lado mais pessoal e melancólico do guitarrista.

• Além de bateria, Roger Taylor tocou guitarra e baixo em “Fight from the Inside”, mostrando sua versatilidade.

• Os 4 integrantes da banda são creditados pelas “palmas e batidas de pé” em We Will Rock You.

Produção

Queen, Mike Stone

Mudança de line

Nenhuma alteração

Formação

Freddie Mercury – vocais principais (faixas 1–3, 5, 7, 9–11), vocais de apoio (faixas 1–4, 7, 9–10), piano (faixas 2, 5, 7, 11), palmas e batidas de pé (faixa 1), cowbell (faixa 9).

Brian May – guitarra elétrica (todas exceto faixa 11), guitarra acústica (faixa 9), piano (faixa 4), palmas e batidas de pé (faixa 1), maracas (faixa 9), vocais de apoio (faixas 1, 2, 10), vocais principais (faixas 4, 8).

Roger Taylor – bateria (todas exceto faixa 1), guitarra rítmica (faixa 3), baixo (faixas 3, 6), guitarras adicionais (faixa 6), vocais de apoio (faixas 1–3, 6, 10), vocais principais (faixas 3, 6), palmas e batidas de pé (faixa 1).

John Deacon – baixo (faixas 2, 4, 5, 7–11), guitarra acústica (faixas 5, 9), palmas e batidas de pé (faixa 1).

Se gostou, também vai gostar de...

NOFX - A to H
Punk rock

NOFX – A to H

Coletânea de raridades, demos e faixas inéditas do NOFX — incluindo “Barcelona”, considerada sua derradeira canção.

Outros álbuns do mesmo ano

David Bowie - Low
Ambient

David Bowie – Low

Low é a reinvenção de Bowie: fragmentos pop no lado A, paisagens sonoras no lado B, marcando o início da icônica Trilogia de Berlim.

Scorpions - Taken by Force
Hard rock

Scorpions – Taken by Force

Transição energética para os Scorpions, com o hard rock ardente e o metal começando a se firmar. Uli Jon Roth sai, Herman Rarebell entra e a banda se prepara para a fase mais polida do som.

Ramones - Rocket to Russia
Punk rock

Ramones – Rocket to Russia

Punk direto com pitadas de surf e pop: riffs rápidos, produção refinada e letras ácidas marcam o auge criativo dos Ramones em 1977.