Ozzy Osbourne - Ozzmosis

Ozzmosis

7º álbum de estúdio​

Era

Ponto de Ruptura Modernista (1995)

6.8

Nota média
de sites de crítica

Mais um retorno de Ozzy: peso e introspecção

Ozzmosis chega como um renascimento de Ozzy após breve aposentadoria — é como se um vampiro tirasse o pó do casaco e voltasse a voar. A atmosfera é mais sombria e introspectiva do que nos discos anteriores, mas ainda pesadíssima graças aos riffs cruéis de Zakk Wylde e ao baixo marcante de Geezer Butler.

Com produção polida de Beinhorn, o disco flutua entre o metal tradicional e uma textura moderna, mantendo energia clássica em faixas como “Perry Mason” e melancolia com “See You on the Other Side”. “My Little Man” traz uma ternura inesperada — um retrato do filho de Ozzy, Jack — mostrando um lado mais humano. Ainda que alguns critiques apontem excesso de acabamento, o disco tem momentos poderosos que reafirmam Ozzy como referência no gênero.

Destaques

1 – I Just Want You
2 – Perry Mason
3 – See You on the Other Side

Menos ouvidas

7 – Denial
10 – Old L.A. Tonight

Fatos interessantes

• Foi o primeiro e único álbum de estúdio a reunir Ozzy, Zakk Wylde, Geezer Butler e Deen Castronovo.

• Rick Wakeman, do Yes, tocou Mellotron em duas faixas, trazendo um toque progressivo.

• “My Little Man” foi coescrita por Steve Vai e é dedicada ao filho de Ozzy, Jack, de 10 anos na época.

• A produção foi substituída no meio do caminho: Michael Wagener foi trocado por Michael Beinhorn após Epic pedir um som mais “moderno/grunge”.

• O álbum foi certificado 2× platina pela RIAA e vendeu mais de 3 milhões de cópias mundialmente.

• Os singles “Perry Mason”, “See You on the Other Side” e “I Just Want You” alcançaram top 5 no Mainstream Rock dos EUA.

• A turnê “Retirement Sucks!” começou na América Latina, com shows no México.

• A sensação sombria do disco reflete tanto a maturidade de Ozzy quanto sua trajetória — é um metal que já dialoga com outras fases de sua vida.

Produção

Michael Beinhorn

Mudança de line

A nova formação trouxe o retorno de Geezer Butler (ex-Black Sabbath) e a estreia de Deen Castronovo na bateria, substituindo Mike Inez e Randy Castillo, que participaram nas sessões iniciais com o produtor Michael Wagener. Steve Vai escreveu em colaboração, mas só permanece no álbum com “My Little Man”, após desentendimento com Ozzy.

Formação

Ozzy Osbourne – voz principal
Zakk Wylde – guitarra solo e base
Geezer Butler – baixo elétrico
Deen Castronovo – bateria
Rick Wakeman – teclados (session) – Mellotron em “Perry Mason” e “I Just Want You”

Músicos adicionais
Michael Beinhorn (produtor) – Teclados

Se gostou, também vai gostar de...

Kiss - Destroyer
Hard rock

Kiss – Destroyer

Hard rock potente com toques orquestrais e corais, “Destroyer” consagra o Kiss com dramas épicos e baladas inesperadas que surpreendem.

Ozzy Osbourne - Bark at the Moon
Hard rock

Ozzy Osbourne – Bark at the Moon

Glam heavy metal renovado com riffs técnicos, sintetizadores e a energia animal de Ozzy – um recomeço sólido após a perda trágica de Randy Rhoads.

Black Sabbath - Sabotage
Heavy metal

Black Sabbath – Sabotage

Black Sabbath em fúria: metal agressivo, psicodelia ousada e riffs caóticos, desafiando a indústria com sua rebeldia e atitude.

Outros álbuns do mesmo ano

Morten Harket - Wild Seed
Pop Rock

Morten Harket – Wild Seed

Morten Harket troca o synthpop do a-ha por baladas introspectivas, folk pop classudo e dilemas existenciais à la Leonard Cohen nos fiordes.

Duran Duran - Thank You
Covers

Duran Duran – Thank You

Duran Duran tentando se reinventar com covers ousados, mas sem a essência brilhante de suas fases anteriores. Uma tentativa de experimentalismo não muito bem sucedida.

Ramones - ¡Adios Amigos!
Punk

Ramones – ¡Adios Amigos!

Despedida energética e visceral dos Ramones: punk cru, vozes contrastantes e participação emotiva de Dee Dee em seu álbum final.