David Bowie - Low

Low

11º álbum de estúdio​

Fase

Trilogia de Berlim (1977–1979)

9.0

Nota média
de sites de crítica

Berlim em sons e silêncios

“Low” é o som de um artista em reconstrução, um diário sonoro de um Bowie que trocou os excessos de Los Angeles pela introspecção de Berlim. O lado A traz fragmentos de canções pop descontruídas, como se fossem esboços de ideias interrompidas por pensamentos mais profundos. Já o lado B mergulha em atmosferas instrumentais densas, evocando paisagens sonoras que refletem a melancolia e a alienação da Guerra Fria. Com a colaboração de Brian Eno, o álbum desafia convenções e se torna um marco na música experimental.

“Low” não é apenas um álbum; é uma experiência sensorial que exige entrega total do ouvinte. É Bowie despido de personagens, encarando seus demônios internos e externos, e nos convidando a fazer o mesmo. Uma obra-prima que continua a influenciar gerações de músicos e ouvintes em busca de autenticidade e inovação.

Destaques

3 – Sound and Vision
6 – Be My Wife
8 – Warszawa

Menos ouvidas

4 – Always Crashing in the Same Car
9 – Art Decade

Fatos interessantes

• O álbum foi gravado em parte no Château d’Hérouville, na França, e finalizado no Hansa Studios, em Berlim Ocidental.

• “Low” é o primeiro álbum da chamada “Trilogia de Berlim”, seguido por “Heroes” e “Lodger”.

• A capa do álbum é uma imagem de Bowie no filme “The Man Who Fell to Earth”, simbolizando um “perfil baixo”.

• O lado B do álbum é quase inteiramente instrumental, influenciado por música ambient e krautrock.

• A faixa “Warszawa” foi inspirada por uma visita de Bowie à cidade de Varsóvia, na Polônia.

• “Low” influenciou profundamente o desenvolvimento do pós-punk e da música eletrônica.

• A técnica de produção utilizada por Tony Visconti no álbum, especialmente nos tambores, foi inovadora para a época.

• Apesar de sua natureza experimental, o álbum alcançou o segundo lugar nas paradas do Reino Unido.

• “Low” foi inicialmente rejeitado pela gravadora RCA, que temia seu fracasso comercial.

• O álbum é frequentemente citado como um dos mais influentes da carreira de Bowie e da música dos anos 70.

Produção

David Bowie, Tony Visconti

Mudança de line

“Low” marcou a introdução significativa de Brian Eno nas gravações de Bowie, trazendo uma abordagem mais experimental e eletrônica ao som do artista.

Formação

David Bowie – vocais, saxofone, guitarra, sintetizadores, piano, vibrafone, xilofone
Brian Eno – sintetizadores, piano, vocais, tratamentos de guitarra
Carlos Alomar – guitarra rítmica e solo
Dennis Davis – bateria, percussão
George Murray – baixo
Ricky Gardiner – guitarra rítmica e solo
Roy Young – piano, órgão Farfisa

Músicos adicionais
Iggy Pop – vocais de apoio
Mary Visconti – vocais de apoio
Eduard Meyer – violoncelo
J. Peter Robinson e Paul Buckmaster – piano e sintetizadores ARP

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