Bruce Dickinson - Accident of Birth

Accident of Birth

4º álbum de estúdio​

Fase

Renascimento Tradicional (1997–1998)

8.5

Nota média
de sites de crítica

Bruce Dickinson com peso de Iron Maiden

Accident of Birth traz Bruce de volta ao seu lado mais metálico e dramático. As guitarras afiadas de Smith e Roy Z arremessam riffs que evocam os melhores momentos de Maiden com uma produção moderna, mais polida mas ainda visceral.

A abertura com “Freak” já escancara a mudança de marcha: energia pura, coro épico e Bruce vocalizando com naturalidade brutal. Faixas como “Road to Hell” e “Man of Sorrows” equilibram poder e melodia, enquanto “Omega” e “Arc of Space” oferecem atmosferas mais contemplativas. O disco soa como se Bruce pegasse o legado dos anos 80 e soprasse vida nova — menos enredo conceitual, mais garra, com letras introspectivas e guitarras rugindo como em vôo rasante.

Destaques

7 – Man of Sorrows
6 – Road to Hell
12 – Arc of Space

Menos ouvidas

10 – Welcome to the Pit
2 – Toltec 7 Arrival

Fatos interessantes

• A capa foi criada por Derek Riggs, criador do mascote Eddie do Iron Maiden, com a marionete “Edison” surgindo de forma gráfica.

• Houve versões diferentes da capa em mercados europeus e americano devido ao conteúdo explícito.

• Com Adrian Smith e Roy Z, Bruce estabelece a parceria que renderia The Chemical Wedding (1998) e Tyranny of Souls (2005).

• O álbum foi bem recebido pela crítica, sendo considerado superação em relação aos trabalhos anteriores.

• Fãs do Reddit o apontam como um dos melhores discos solo dele: “Absolute best album”, “Darkside of Aquarius is an absolute banger.”

• A faixa-título alcançou a posição 54 no UK Singles Chart.

Produção

Roy Z

Mudança de line

Em relação ao álbum anterior, Skunkworks (1996), Bruce Dickinson retorna ao heavy metal ao lado do produtor e guitarrista Roy Z, enquanto Adrian Smith, ex‑Iron Maiden, se junta permanentemente à equipe.

Formação

Bruce Dickinson – voz principal
Adrian Smith – guitarra principal
Roy Z – guitarra, mellotron, piano
Eddie Casillas – baixo elétrico
David Ingraham – bateria

Músicos adicionais
Silvia Tsai – violino
Rebecca Yeh – cello
Richard Baker – piano

Se gostou, também vai gostar de...

Black Sabbath - Headless Cross
Heavy metal

Black Sabbath – Headless Cross

Renascimento do Sabbath, com temas místicos e guitarras afiadas. Um metal gótico, pesado e sombrio, com a estreia de Cozy Powell na bateria.

Metallica - Ride the Lightning
Metal

Metallica – Ride the Lightning

Ride The Lightning elevou o thrash metal, unindo fúria e complexidade. Com clássicos épicos e inovação, Metallica redefiniu os limites do gênero.

Dio - Master of the Moon
Doom metal

Dio – Master of the Moon

Metal clássico no último álbum do Dio, com uma pegada mais introspectiva e sombria, misturando temas como morte e política, com riffs poderosos e a voz icônica de Dio.

Outros álbuns do mesmo ano

Misfits - American Psycho
Horror punk

Misfits – American Psycho

Hardcore punk com toques de metal, com um vocal mais melódico da estréia de Michale Graves e uma produção crua, inspirada no horror e no cinema.

Metallica - Reload
Hard rock

Metallica – Reload

Reload é Metallica ousado e irreverente, misturando rock sujo, stoner e psicodelia com riffs pesados e momentos únicos, longe do thrash que os consagrou.

Oasis - Be Here Now
Britpop

Oasis – Be Here Now

Be Here Now é o retrato audacioso do Oasis no auge: grandioso, excessivo e inesquecível, mesmo com seus exageros sonoros.​