Lá em 1992, o Black Sabbath resolveu que queria soar como um tanque de guerra atravessando um mundo distópico, e assim nasceu Dehumanizer. A volta de Ronnie James Dio e Vinnie Appice trouxe peso e agressividade para um Sabbath que soava mais sombrio e direto do que nunca. Adeus às atmosferas místicas e épicas; aqui o jogo é sujo, pessimista e brutal, como se Heaven and Hell tivesse sido soterrado por concreto e metal enferrujado.
O álbum mastiga e cospe riffs gordos de Tony Iommi, com Computer God e TV Crimes entregando doses cavalares de peso. O clima geral é de um mundo dominado por tecnologia e desumanização, uma visão niilista que combina com a pancadaria sonora. É menos acessível do que os clássicos Dio-era, mas um soco na cara para quem gosta do Sabbath na sua versão mais destruidora.
• Lançado em 1992, Dehumanizer marcou o retorno de Ronnie James Dio nos vocais, Vinny Appice na bateria e Geezer Butler no baixo, reunindo a formação que gravou Mob Rules em 1981.
• Este álbum é considerado um dos mais pesados da carreira do Black Sabbath, apresentando uma abordagem mais sombria e direta em comparação com trabalhos anteriores.
• As letras abordam temas como adoração a computadores, televangelismo, individualismo e dúvidas sobre a vida após a morte, refletindo preocupações com a desumanização na era tecnológica.
• O álbum foi gravado nos Rockfield Studios, em Gales, com produção de Reinhold Mack, conhecido por seu trabalho com o Queen.
• Embora não fosse membro oficial da banda na época, o tecladista Geoff Nicholls contribuiu como músico convidado nas gravações.
• A faixa “Master of Insanity” foi originalmente escrita por Jimi Bell, guitarrista da banda solo de Geezer Butler. Bell, no entanto, não recebeu créditos oficiais nem compensação financeira pela música.
• Antes da volta de Dio, o vocalista Tony Martin gravou demos para Dehumanizer. Apesar de seus esforços, Martin reconheceu que suas versões não superavam as de Dio.
• A música “Time Machine” foi escrita especificamente para a trilha sonora da comédia “Wayne’s World” (no Brasil, “Quanto Mais Idiota Melhor”), lançada em 1992.
• Em 2007, Dehumanizer foi relançado com um CD bônus contendo lados B, versões single, a versão original de “Time Machine” e faixas ao vivo gravadas em Tampa, Flórida, em 25 de julho de 1992.
• Durante as gravações, houve tensões entre os membros, especialmente entre Dio e Iommi, devido a diferenças criativas e egos, o que resultou em discussões e atrasos na finalização do álbum.