Kiss - Psycho Circus

Psycho Circus

18º álbum de estúdio​

Fase

Renascimento e Nostalgia (1992–1998)

6.5

Nota média
de sites de crítica

Quando o Clássico Entra em Palco

Este álbum soa como uma carta de amor à era clássica do Kiss — alto, bombástico, teatral — pensando especialmente nos palcos e na performance visual. Ele mescla momentos grandiosos com riffs repetidos, vocais em coro, e uma produção muito polida. Em faixas como Psycho Circus e I Pledge Allegiance to the State of Rock & Roll, há uma energia de arena rock que tenta reviver o que fez a banda ser icônica.

Por outro lado, nem tudo funciona: algumas músicas aparentam ser mais cumpridoras de expectativas do que ousadas, cheias de clichés ou estruturalmente previsíveis. A presença limitada dos membros “originais” nas músicas diminui um pouco a autenticidade da ideia de “formação clássica reunida”. Em comparação com trabalhos anteriores, há menos inovação e mais reafirmação: ressurge o visual, o espetáculo, mas musicalmente fica mais seguro.

Destaques

1 – Psycho Circus
5 – We Are One
4 – Into the Void

Menos ouvidas

8 – I Finally Found My Way
7 – Raise Your Glasses

Fatos interessantes

• O álbum foi o primeiro “oficial” com todos os quatro membros clássicos desde Dynasty, ainda que muitos instrumentistas externos tenham sido usados.

• Ace Frehley toca guitarra solo em apenas duas faixas principais, e Peter Criss toca bateria em apenas uma delas.

• Há uma faixa (“You Wanted the Best”) onde todos os quatro membros dividem os vocais principais.

• A capa do álbum teve versões especiais: com “efeito lenticular” que muda visual conforme ângulo, além de capa pop-up em edições importadas.

• O álbum estreou muito bem nas paradas (nos Estados Unidos ficou top 3) e obteve boa resposta comercial.

• Alguns singles lançados foram Psycho Circus, We Are One, I Finally Found My Way e You Wanted the Best.

• A balada I Finally Found My Way foi escrita especialmente para Peter Criss cantar, embora ele não toque a bateria nessa faixa.

• O álbum foi visto como um triunfo visual e de marketing, mas dividido entre críticos: muitos elogiaram os momentos épicos, outros criticaram as faixas mais genéricas ou a sensação de “encher linguiça”.

• Musicalmente, bandas fãs de Kiss notam influências de seu próprio passado — riffs, solos, arranjos de palco — mais do que rupturas com o que eles já tinham feito.

• Embora anunciado como reunião total, questões contratuais e de gravidade na banda dificultaram que Ace e Peter participassem com igual peso.

Produção

Bruce Fairbairn

Mudança de line

Embora o álbum seja anunciado como registro com a formação original completa, Ace Frehley e Peter Criss participam de maneira bastante limitada: Ace toca guitarra solo em poucas faixas, e Peter toca bateria apenas em uma música. Nas demais, músicos de sessão supriram partes instrumentais.

Formação

Paul Stanley – voz principal, guitarra rítmica
Gene Simmons – voz, baixo
Ace Frehley – guitarra solo, voz
Peter Criss – bateria, voz

Músicos adicionais
Tommy Thayer – guitarra solo, complementos de guitarra onde Ace não atua plenamente
Kevin Valentine – bateria nas faixas em que Peter Criss não toca
Bruce Kulick – baixo ou guitarras em algumas faixas de apoio
Shelly Berg – piano, orquestração em algumas baladas / faixas suaves
Bob Ezrin – teclado elétrico / piano em pelo menos uma faixa

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