Whitesnake - Restless Heart

Restless Heart

9º álbum de estúdio​

Fase

Pausa e Retorno (1997–2008)

6.0

Nota média
de sites de crítica

Blues sussurrado, adeus rugido

O álbum Restless Heart soa como aquela balada coberta de veludo por cima do riff: é mais leve, mais próximo do blues e menos explosivo que os pesados rocks de Whitesnake dos anos 80. O vocal suave de Coverdale e o tom saudoso de Vandenberg dão à obra uma alma introspectiva, quase como se ele tivesse soltado a fera e deixado o blues guiá-lo por uma estrada sinuosa.

O disco respira menos o espírito de “rock de arena” e investe em nuances de soul, roots e melodia — quase um ato de confissão tardia. É um híbrido curioso entre um trabalho solo e um álbum da banda, com uma pegada emocional que contrasta com sucessos anteriores mais bombásticos — uma despedida subestimada em forma de canção.

Destaques

2 – You’re So Fine
7 – Too Many Tears
1 – Restless Heart

Menos ouvidas

13 – Oi (Theme For An Imaginary Drum Solo)
12 – Stay with Me

Fatos interessantes

• Originalmente concebido como álbum solo de David Coverdale, acabou sendo lançado sob “David Coverdale & Whitesnake” por pressão da gravadora.

• É o único álbum completo do Whitesnake com participação integral de Adrian Vandenberg na guitarra, apesar de membro desde 1987.

• Não foi lançado na América do Norte — só chegou ao mercado como importação.

• A turnê de divulgação foi promovida como a “turnê de despedida” (Última Saída), mas a banda retornou em 2003.

• A sonoridade é mais suave e bluesy, destoando dos riffs explosivos dos anos 80 e abraçando uma atmosfera mais introspectiva.

• Em 2021, o álbum foi reeditado em versão comemorativa de 25 anos com remixes, remasterizações, demos e material extra. (Super Deluxe, Deluxe, 180 g, etc.)

• O single “Too Many Tears” atingiu #46 no UK Singles Chart e ficou 34 semanas no Rock & Metal Singles Chart, onde chegou ao #5.

• Chartou em 10 países, com melhor desempenho na Suécia, Finlândia e Japão; alcançou o #34 no UK Albums Chart e #3 na UK Rock & Metal Albums Chart.

• As ideias para algumas músicas (como “Woman Trouble Blues” e “Take Me Back Again”) vieram de sessões descartadas da parceria Coverdale–Page.

• O título “Restless Heart” reflete o estado de espírito exausto de Coverdale na época, após a turnê de Slip of the Tongue.

• Ainda é considerado um “curioso” — nem totalmente solo, nem clássico Whitesnake — o que divide as opiniões entre fãs e críticos.

Produção

David Coverdale

Mudança de line

O guitarrista Adrian Vandenberg, que era membro desde 1987 e participou de faixas anteriormente, assume sua primeira participação como guitarrista principal em tempo integral neste álbum. O restante da formação foi composto por músicos de sessão ou turnê, perto do núcleo de Coverdale e Vandenberg

Formação

David Coverdale – voz principal
Adrian Vandenberg – guitarra
Guy Pratt – baixo elétrico
Brett Tuggle – teclados
Denny Carmassi – bateria

Se gostou, também vai gostar de...

Dire Straits - Communiqué
Blues rock

Dire Straits – Communiqué

Com produção refinada e mantendo o estilo do debut, Communiqué entrega rock suave e letras introspectivas, sem grandes novidades.

Whitesnake - Flesh & Blood
Hard rock

Whitesnake – Flesh & Blood

Hard rock firme, riffs afiados e vocais experientes: Whitesnake em forma, com boas composições e energia intacta.

Aerosmith - Honkin' on Bobo
Blues rock

Aerosmith – Honkin’ on Bobo

Resgatando o blues com autenticidade, a banda entrega um álbum cru e apaixonado de covers, homenageando suas raízes musicais.

Outros álbuns do mesmo ano

Silverchair - Freak Show
Grunge

Silverchair – Freak Show

Freak Show mostra o Silverchair amadurecendo, misturando grunge sujo com peso metálico e toques orquestrais, apontando para um som mais ambicioso.

Caetano Veloso - Livro
MPB

Caetano Veloso – Livro

Um mergulho sonoro onde Caetano mistura samba, jazz e poesia, criando um álbum que é ao mesmo tempo erudito e popular.