Billy Joel - Storm Front

Storm Front

11º álbum de estúdio​

Era

Tempestades e Balanço Emocional (1989–1993)

6.5

Nota média
de sites de crítica

Riffs e tempestades no mar de emoções

Em Storm Front, Billy Joel abandona o piano-pop polido dos anos anteriores e mergulha num rock robusto, misturando art rock com batidas de arena e pitadas new wave. A imponência sonora de “We Didn’t Start the Fire” é quase uma avalanche cronometrada que avança sobre 40 anos de eventos históricos com uma urgência quase hipnótica.

Já “Leningrad” traz uma suavidade emocional inesperada, narrando pontes humanas entre o Ocidente e o bloco soviético. E não dá pra ignorar “The Downeaster ‘Alexa’”, onde Joel se transforma num poeta marítimo ao som do violino de Itzhak Perlman. Comparado aos discos anteriores, Storm Front é mais duro, direto e até agressivo — é o cara botando a carne na brasa, mas ainda equilibrando as faíscas com melodias de sensibilidade surpreendente. É rock com história, coração e um cadinho de introspecção.

Destaques

2 – We Didn’t Start the Fire
3 – The Downeaster ‘Alexa’
4 – I Go to Extremes

Menos ouvidas

7 – Storm Front
9 – State of Grace

Fatos interessantes

• O álbum alcançou o 1º lugar nos EUA, o terceiro número um na carreira de Joel.

• “We Didn’t Start the Fire” foi lançado em 18/09/1989 e chegou ao topo da Billboard Hot 100.

• Itzhak Perlman tocou violino em “The Downeaster ‘Alexa’” — nomeado em homenagem ao barco de Billy e sua filha, Alexa Ray Joel.

• O visual da capa mostra bandeira marítima de tempestade, indicando ventos 10–12 na escala de Beaufort.

• Em 1989, Joel demitiu seu empresário Frank Weber por fraudes e entrou na turnê Storm Front (1989–1991) para cobrir perdas financeiras.

• Garth Brooks fez uma versão country de “Shameless” em 1991 e chegou ao topo da Hot Country Songs.

• Inspirado por “Sledgehammer” de Peter Gabriel, Joel moderna a batida do rock de arena no som-título.

Produção

Billy Joel, Mick Jones

Mudança de line

Entraram Joey Hunting (guitarra base) e Schuyler Deale (baixo), ambos apenas para gravação do álbum. Stegmeyer foi dispensado pouco antes da gravação.

Formação

Billy Joel – vocais, piano acústico, clavinet, percussão, acordeão, órgão Hammond, harpsichord, sintetizadores
Jeff Jacobs – sintetizadores, backing vocals, arranjos de metais
David Brown – guitarra solo, solo de guitarra MIDI
Joey Hunting – guitarra base
Schuyler Deale – baixo elétrico
Liberty DeVitto – bateria, percussão

Músicos adicionais
Itzhak Perlman – violino solo em “The Downeaster ‘Alexa’”

Se gostou, também vai gostar de...

AC/DC - Ballbreaker
Blues rock

AC/DC – Ballbreaker

O retorno do groove original — crueza, precisão e peso, guiados por riffs forjados no aço e suor da velha guarda.

Ozzy Osbourne - Bark at the Moon
Hard rock

Ozzy Osbourne – Bark at the Moon

Glam heavy metal renovado com riffs técnicos, sintetizadores e a energia animal de Ozzy – um recomeço sólido após a perda trágica de Randy Rhoads.

Queen - The Cosmos Rock
Hard rock

Queen – The Cosmos Rock

Blues de Paul Rodgers com a guitarra atemporal de Brian May, trazendo energia clássica com frescor e vocais marcantes. Mais Paul que Queen.

Outros álbuns do mesmo ano

Candlemass - Tales of Creation
Doom metal

Candlemass – Tales of Creation

Álbum sombrio e grandioso, mistura peso e narrativa épica, marcando o auge e a despedida de Messiah Marcolin da primeira fase do Candlemass.

Ramones - Brain Drain
New Wave

Ramones – Brain Drain

Energia crua e produção densa marcam o último álbum com Dee Dee, onde o punk encontra melodias pop em hits como “Pet Sematary”.

Elton John - Sleeping with the Past
Pop

Elton John – Sleeping with the Past

Tributo moderno ao soul dos anos 60 com toques pop dos 80: Sleeping with the Past equilibra nostalgia e ambição sonora, com destaque para Sacrifice.