Ozzy Osbourne - Bark at the Moon

Bark at the Moon

3º álbum de estúdio​

Fase

Sombras Histéricas (1983–1986)

8.0

Nota média
de sites de crítica

Glam metal com alma de lobisomem

O som em Bark at the Moon é como se Ozzy tivesse decidido latir na lua e acordar o heavy metal glam de ʼ83. Recheado com sintetizadores e riffs cortantes do novato Jake E. Lee, o álbum soa mais polido mas mantém a fúria de sempre. A faixa-título é quase um mini-filme, com Ozzy metade cientista louco, metade lobisomem pop-metal – o videoclipe é icônico.

A balada “So Tired” mostra seu lado introspectivo, equilibrando o peso de “Rock ’n’ Roll Rebel” e “Centre of Eternity”. A influência do falecido Randy é sentida, mas Lee e Daisley assumem com autoridade. A produção pop-metal pode dividir fãs antigos, mas a sensação de ressurreição criativa é inegável.

Sob a batuta de Max Norman e Daisley, o disco chega mais limpo e sintetizado, menos cru que Diary of a Madman, mas cheio de trapalhadas dramáticas e coro épico – é Ozzy reinventando a si mesmo sem perder o instinto obscuro.

Destaques

1 – Bark at the Moon
6 – So Tired
3 – Now You See It (Now You Don’t)

Menos ouvidas

4 – Rock ’n’ Roll Rebel
5 – Centre of Eternity

Fatos interessantes

• Foi certificado 3× Platina nos EUA e Standard Silver no Reino Unido.

• Primeiro vídeo solo de Ozzy, inspirado no Dr. Jekyll e o Mr. Hyde, filmado no Holloway Sanatorium.

• Jake E. Lee e Bob Daisley não receberam crédito oficial por composição, apesar de terem escrito o álbum – polêmica capitaneada por Sharon Osbourne.

• “Spiders in the Night” foi exclusivo da versão europeia, retornando nas reedições de 1995 e 2002.

• Primeiro álbum de estúdio sem Randy Rhoads, marcado por resiliência musical após sua morte.

• Tomou o título 19° lugar na Billboard e vendeu 3 milhões de cópias nos EUA.

• A turnê contou com shows na Europa e EUA com Mötley Crüe e Ratt como bandas de abertura.

• A crítica o classifica como o marco do pop-metal sintético no catálogo de Ozzy.

• A faixa-título alcançou o nº 21 no UK Singles Chart e nº 12 em Billboard Rock Tracks.

• A produção traz arranjos orquestrais com cordas de Louis Clark, enriquecendo a dramaticidade.

Produção

Ozzy Osbourne, Bob Daisley, Max Norman

Mudança de line

Saiu: Randy Rhoads (falecido em 1982) e o baterista anterior Lee Kerslake.
Entrou: Jake E. Lee (primeiro álbum com Ozzy) e Tommy Aldridge (único álbum de estúdio com ele).

Formação

Ozzy Osbourne – voz
Jake E. Lee – guitarra, backing vocals
Bob Daisley – baixo, backing vocals
Tommy Aldridge – bateria
Don Airey – teclados

Músicos adicionais
Louis Clark – arranjos de cordas

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