The Beach Boys - Surf's Up

Surf's Up

17º álbum de estúdio​

Fase

Reflexão e Experimentação (1968–1971)

7.4

Nota média
de sites de crítica

O adeus sentimental ao verão californiano

Em Surf’s Up, os Beach Boys trocam as vibrações ensolaradas por uma consciência mais madura, mergulhando em temas ambientais e sociais com uma pegada introspectiva. O disco é como uma cápsula do tempo – com ecos do projeto abortado Smile, especialmente na faixa-título -, mas embalado por arranjos mais sutis e sintetizadores que dão um toque quase progressivo.

A voz de Carl emerge como líder criativo, com composições próprias fortes como “Long Promised Road” e “Feel Flows”.

O álbum combina bela melancolia (“’Til I Die”), reflexões siderais (“A Day in the Life of a Tree”) e melodias suaves, equilibrando genialidade de Brian com o frescor cooperativo da banda. Apesar de desigual, é um trabalho corajoso, um adeus nostálgico ao período de ouro e uma transição para uma fase mais séria e criativa.

Destaques

2 – Long Promised Road
6 – Feel Flows
10 – Surf’s Up

Menos ouvidas

7 – Lookin’ at Tomorrow (A Welfare Song)
8 – A Day in the Life of a Tree

Fatos interessantes

• O título surge da faixa do abortado Smile, finalizada por Carl em 1971.

• Capa inspirada na escultura “End of the Trail”, contrapondo o carisma de surf ao peso da mensagem social.

• Jack Rieley promoveu o álbum com slogan “agora é seguro ouvir os Beach Boys”.

• “Don’t Go Near the Water” alerta contra poluição marinha; tema incomum até então para a banda.

• Brian gravou “’Til I Die” durante crise existencial, usando bateria eletrônica e arranjos com vibrafone.

• Bruce Johnston disse que Brian era “mais figurante que participante”, questionando o retrato dado ao LP.

• “A Day in the Life of a Tree” traz Brian e o co‑manager Jack Rieley dividindo vocal.

• Em 1971, o disco alcançou #29 nos EUA – melhor desempenho desde 1967 – e #15 no Reino Unido.

• Em 2000, foi incluído em “1001 Albums You Must Hear Before You Die”.

Produção

The Beach Boys

Mudança de line

O envolvimento de Brian Wilson diminuiu, com mais liderança artística vinda de Carl.

Formação

Al Jardine – voz principal e backing, guitarra elétrica/acústica, banjo, piano, baixo
Bruce Johnston – voz principal/backing, piano, Hammond, Moog, mandolim
Mike Love – voz principal/backing, pandeiro
Brian Wilson – voz principal/backing, órgão Baldwin/Hammond/harmonium, piano, Moog, Rocksichord, harmônica, baixo, bateria, percussão
Carl Wilson – voz principal/backing, guitarras, pianos, Hammond, Moog, baixo, bateria, percussão
Dennis Wilson – backing vocals, bateria

Músicos adicionais
Ed Carter – guitarras
Daryl Dragon – Moog, órgão, piano, guitarra, baixo, vibrafone
Dennis Dragon – bateria
Mike Kowalski – bateria, percussão
Blondie Chaplin – baixo
…e um rico conjunto de convidados (orquestra, metais, vocais etc.)

Se gostou, também vai gostar de...

The Beach Boys - Pet Sounds
Chamber pop

The Beach Boys – Pet Sounds

Pop orquestral íntimo e refinado, Pet Sounds reinventou os Beach Boys com arranjos sofisticados e letras maduras sobre amor e identidade.

Supertramp - Breakfast in America
Art rock

Supertramp – Breakfast in America

Art rock refinado encontra soft rock radiofônico: riffs de teclado marcantes, letras reflexivas e produção premiada — o auge comercial do Supertramp.

Outros álbuns do mesmo ano

Billy Joel - Cold Spring Harbor
Pop Rock

Billy Joel – Cold Spring Harbor

Debut melancólico e íntimo de Billy Joel, marcante apesar do erro de masterização. Baladas cruativas que antecipam seu refinamento futuro.

Caetano Veloso - Caetano Veloso (1971)
Folk psicodélico

Caetano Veloso – Caetano Veloso (1971)

Álbum introspectivo gravado no exílio, com letras em inglês e arranjos minimalistas que expressam a saudade e a solidão de Caetano Veloso.