Van Halen - Van Halen

Van Halen

1º álbum de estúdio​

Fase

David Lee Roth nos vocais (1978–1984)

8.1

Nota média
de sites de crítica

O Big Bang do Hard Rock Oitentista

Se existisse um manual de como estrear chutando a porta do rock, Van Halen (1978) seria a primeira página. Eddie Van Halen reinventa a guitarra como se tivesse um pacto com entidades elétricas, cuspindo solos de outro planeta em faixas como Eruption — que soa como se Jimi Hendrix tivesse sido abduzido e voltado com superpoderes.

David Lee Roth encarna o frontman definitivo, metade astro do rock, metade animador de festa insana. O baixo de Michael Anthony e a bateria de Alex Van Halen seguram as rédeas do caos com groove e peso, criando hinos imortais como Runnin’ with the Devil e Ain’t Talkin’ ‘Bout Love. Se Led Zeppelin e Deep Purple pavimentaram o caminho, Van Halen chegou e transformou a estrada em um looping de montanha-russa.

Destaques

1. Runnin’ with the Devil
4. Ain’t Talkin’ ‘Bout Love
3. You Really Got Me (The Kinks Cover)

Menos ouvidas

11. On Fire
7. Atomic Punk

Fatos interessantes

• Lançado em 10 de fevereiro de 1978, o álbum homônimo do Van Halen é considerado um marco que antecipou a sonoridade dos anos 1980, apesar de ter sido lançado dois anos antes dessa década.

• A faixa instrumental “Eruption” apresentou ao mundo a técnica de “tapping” de Eddie Van Halen, onde ambas as mãos são usadas no braço da guitarra, revolucionando a forma como o instrumento era tocado. Apesar dele não ser o inventor da técnica, foi um de seus principais promotores.

• O álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame e ocupa a 415ª posição na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone.

• Gravado em apenas três semanas entre agosto e setembro de 1977, o álbum teve um custo aproximado de US$ 54.000, refletindo a energia crua e a espontaneidade das apresentações ao vivo da banda.

• Embora tenha alcançado inicialmente a 19ª posição na Billboard 200, o álbum continuou vendendo consistentemente, atingindo a marca de 10 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos e recebendo a certificação de Disco de Diamante pela RIAA em 1996.

• O álbum de estreia do Van Halen é frequentemente citado como uma das maiores influências para guitarristas e bandas de hard rock que surgiram nas décadas seguintes, devido à sua inovação técnica e energia contagiante.

• O álbum foi produzido por Ted Templeman, que já havia trabalhado com artistas como The Doobie Brothers e Montrose. Ele ajudou a capturar a energia bruta da banda ao vivo no estúdio, optando por uma produção direta e sem exageros. Templeman também incentivou Eddie Van Halen a incluir “Eruption” no álbum, mesmo que o guitarrista achasse que era apenas um exercício. Essa decisão acabou eternizando um dos solos mais icônicos da história do rock.

Produção

Ted Templeman

Mudança de line

Primeira formação

Formação

David Lee Roth – vocais principais, violão em “Ice Cream Man” (creditado como “David Roth”)
Eddie Van Halen – guitarra, vocais de apoio, sitar elétrico em “Ain’t Talkin’ ’bout Love”
Michael Anthony – baixo, vocais de apoio
Alex Van Halen – bateria

Se gostou, também vai gostar de...

Led Zeppelin - Physical Graffiti
Blues rock

Led Zeppelin – Physical Graffiti

“Physical Graffiti” é um álbum duplo expansivo, com influências orientais, funk e pop, com o segundo disco trazendo faixas reaproveitadas de sessões anteriores.

Queen - Innuendo
Hard rock

Queen – Innuendo

Mistura de épicos como a faixa-título com momentos introspectivos, revelando um Queen maduro, reflexiva e emocional, no último álbum com Freddie Mercury vivo.

Outros álbuns do mesmo ano

Queen - Jazz
Arena rock

Queen – Jazz

Um carnaval de exageros: guitarras épicas, excentricidade de Freddie e hits como Don’t Stop Me Now. Caótico, grandioso e irresistivelmente divertido!

Rush - Hemispheres
Rock progressivo

Rush – Hemispheres

Em Hemispheres, o trio enlouquece de vez: riffs, filosofia e viagens instrumentais se entrelaçam numa batalha épica entre cérebro e coração, elevando o prog rock ao modo turbo.