The Cure - The Cure

The Cure

12º álbum de estúdio​

Era

Eclipses Contemplativos (1996–2008)

7.5

Nota média
de sites de crítica

Pesadelos curtidos e melodia crua

Soa como uma brisa inesperada num deserto musical: The Cure aparece quase distante da habitual aura sombria da banda. Há clareza emocional nos vocais de Smith, pontuada por guitarras e teclados que ecoam num reverb quase sacro, mas com aquele balanço que te faz balançar o dedinho. É heavy, sim — não o “heavy” de metal, mas o “Cure heavy”, conforme Smith definiu, mais denso e visceral.

Há brilho em faixas como “The End of the World” (um refrão que gruda igual chiclete) e “Before Three”, melodias que mexem sem pesar. A produção de Ross Robinson empurra o Cure para algo mais cru e vivo, quase uma sessão ao vivo no estúdio. O resultado? Um álbum que soa como a banda vestindo uma máscara nova — familiar, mas com uma batida mais acelerada e pulsante, como se estivessem testando os limites de sua própria sombra.

Destaques

4 – The End of the World
1 – Lost
7 – alt.end

Menos ouvidas

12 – Going Nowhere
10 – Never

Fatos interessantes

• Robert Smith descreveu o álbum como seu favorito? Pelo contrário: é possivelmente o menos favorito que já fizemos.

• Foram compostas vinte músicas nas sessões: quinze lançadas e três das excluídas consideradas “as mais deprimentes que já fizemos”.

• A arte do álbum foi desenhada por sobrinhos e sobrinhas de Smith — as crianças criaram desenhos de “um bom sonho” e “um pesadelo”, e as melhores foram usadas na capa.

• Todo o álbum foi gravado “ao vivo” no estúdio, com a banda tocando junto — o que trouxe uma energia crua e direta à gravação.

• Lançado pela primeira vez no Japão em 25 de junho de 2004, estreou em #8 no Reino Unido e em #7 nos EUA, vendendo 91 mil cópias na primeira semana

Produção

Ross Robinson, Robert Smith

Mudança de line

Sem mudanças significativas

Formação

Robert Smith – voz, guitarra, produção
Perry Bamonte – guitarra
Simon Gallup – baixo elétrico
Jason Cooper – bateria
Roger O’Donnell – teclados

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