The Beach Boys - Still Cruisin'

Still Cruisin'

26º álbum de estúdio​

Fase

Nostalgia e Anos Finais (1988–2012)

4.0

Nota média
de sites de crítica

Verão à deriva e hits reciclados

Este álbum soa como um “coletor de souvenirs” cinematográfico, amarrando sucessos (“Kokomo”) a retalhos de nostalgia (“I Get Around”, “California Girls”). A tentativa de reviver o frescor sessentista, temperada com reggae e new wave, tem seus momentos divertidos (“Somewhere Near Japan”, “Island Girl”), mas resvala no sonolento.

A produção parece mais uma colcha de retalhos: há energia ocasional, mas falta uma coesão sonora, marcado por arranjos sessentistas que soam mais covers do que criações novas. Em outras palavras: um passeio agradável, porém sem espírito.

Destaques

5 – Kokomo
6 – Wipe Out (com The Fat Boys)
2 – Somewhere Near Japan

Menos ouvidas

8 – I Get Around
9 – Wouldn’t It Be Nice

Fatos interessantes

• “Kokomo” foi o primeiro #1 da banda desde 1966, e impulsionou o álbum.

• “Still Cruisin’” incluía três sucessos clássicos usados em trilhas de filmes.

• Brian Wilson só aparece como produtor e pianista em “In My Car”, devido ao Dr. Eugene Landy.

• “Wipe Out” traz participação inusitada dos rappers The Fat Boys.

• O conceito inicial era reunir canções presentes em filmes, mas foi diluído com outras faixas.

• Apesar das críticas negativas, o álbum foi certificado Platina nos EUA.

• Foi ignorado nas reedições da Capitol em 2000–2001, permanecendo fora de catálogo.

• “Somewhere Near Japan” aborda drama pessoal inspirado na filha de John Phillips.

• Fãs destacam que músicas como “Island Girl” e “Make It Big” são “divertidas e sólidas” apesar da reputação.

Produção

Brian Wilson, Al Jardine, Terry Melcher, Tony Moran, Albert Calbrera, Gary Usher

Mudança de line

Brian Wilson teve participação limitada, devido à sua relação com o Dr. Eugene Landy, contribuindo apenas em “In My Car”

Formação

Mike Love – voz principal, vocais de harmonia e backing vocals
Al Jardine – voz principal, vocais de harmonia e backing vocals, guitarra
Carl Wilson – voz principal, vocais de harmonia e backing vocals, guitarra, teclados
Bruce Johnston – voz principal, vocais de harmonia e backing vocals, teclados, baixo elétrico
Brian Wilson – voz principal, vocais de harmonia e backing vocals, teclados e sintetizadores em “In My Car”

Músicos adicionais
The Fat Boys – rap em “Wipe Out”
Craig Trippand Fall – guitarra, baixo, mandolim
Rod Clark – baixo em “Kokomo”
Jeffrey Foskett – backing vocals em “Island Girl” e guitarra acústica em “Kokomo”
Keith Wechsler – bateria e teclados em “Still Cruisin”
Mike Kowalski – bateria em “Island Girl”
Vinnie Colaiuta – bateria em “In My Car”
Jim Keltner – bateria em “Somewhere Near Japan” e “Kokomo”
Van Dyke Parks – acordeão em “Kokomo”
Joel Peskin – sax em “Kokomo” e “Make It Big”
Chili con Charles; Milton, Mike e Vince Charles – percussão e steel drums em “Kokomo”
Joseph Brasler – guitarra em “In My Car”
James Grunke e Michael Bernard – programação de sintetizador

Se gostou, também vai gostar de...

Bruce Springsteen - Born to Run
Folk Rock

Bruce Springsteen – Born to Run

Born to Run é o grande primeiro marco de Bruce Springsteen, com letras profundas sobre busca por liberdade, baladas poderosas e o som cinematográfico criado pela entrada do piano de Roy Bittan e a bateria de Max Weinberg.

Europe - Start from the Dark
Hard rock

Europe – Start from the Dark

Depois de 13 anos de hiato, a volta do Europe mais pesado e introspectivo, mesclando nostalgia com um toque moderno e sombrio. Uma reinvenção com maturidade.

The Beatles - Beatles for Sale
Folk Rock

The Beatles – Beatles for Sale

Beatles for Sale traz uma sonoridade mais introspectiva e melancólica, refletindo o desgaste da fama. A energia mais baixa contrasta com o toque único da banda.

Outros álbuns do mesmo ano

Carpenters - Lovelines
Pop

Carpenters – Lovelines

Compilação póstuma que reúne faixas inéditas e solos de Karen Carpenter, mantendo viva a essência suave e melódica dos Carpenters.

Rush - Presto
Hard rock

Rush – Presto

Presto soa como o Rush tirando o pé dos teclados, limpando o palco para guitarras mais sinceras e reflexões maduras — sem abrir mão de um toque de magia no processo.

Aerosmith - Pump
Glam metal

Aerosmith – Pump

Com uma produção afiada, o álbum equilibra malícia e maturidade. Hits como “Love in an Elevator” mostram a banda no auge.