The Beach Boys - L.A. (Light Album)

L.A. (Light Album)

23º álbum de estúdio​

Fase

Adaptação e Desgaste (1972–1979)

5.5

Nota média
de sites de crítica

Baladas e discos, sem praia

Em L.A. (Light Album), os Beach Boys surfam ali no fim dos anos 70, soando mais como um conjunto de projetos solo do que um álbum coeso de banda. Há labaredas do charme nostálgico do grupo — como em “Good Timin’” (Brian & Carl) e “Lady Lynda” (Al Jardine à la Bach) — mas o disco se equilibra entre baladas solares e tentativas de se manter na crista da onda (leia-se: disco em “Here Comes the Night”).

Dennis e Carl finalmente aparecem em destaque, com músicas resgatadas de seus trabalhos pessoais — a melancolia e crueza de “Baby Blue” (Dennis) e “Angel Come Home” (Carl) dão mais alma ao registro, elevando o que poderia ser apenas um álbum de transição. A recriação disco de uma faixa de 1967 soa datada, mas revela uma banda disposta a experimentos, ainda que desajeitados. No contexto, é um retrato honesto de um grupo buscando identidade em meio à era pós-surfe – distante das harmonias densas de Pet Sounds, porém com momentos de beleza orgânica.

Destaques

2 – Lady Lynda
8 – Baby Blue
1 – Good Timin’

Menos ouvidas

6 – Sumahama
10 – Shortenin’ Bread

Fatos interessantes

• O disco é considerado um amálgama de gravações solo dos Wilsons puxado para virar álbum dos Beach Boys.

• Bruce Johnston retorna após sete anos afastado, contribuindo significativamente na produção e arranjos.

• “Love Surrounds Me” e “Baby Blue” foram originalmente gravadas para o segundo álbum solo de Dennis, Bambu.

• A faixa-título “Here Comes the Night” é uma releitura disco de um single de 1967.

• “Lady Lynda” adapta tema de Bach e foi um hit no Reino Unido, alcançando top 10.

• As tensões nos bastidores, incluindo uso de drogas e brigas, influenciaram o ambiente caótico das gravações.

• A participação de Christine McVie (Fleetwood Mac) em vocais de apoio em “Love Surrounds Me” não é amplamente divulgada, mas consta em fontes francesas.

• O disco teve performance modesta: nº 100 nos EUA e nº 32 no Reino Unido .

Produção

Bruce Johnston; The Beach Boys; James William Guercio

Mudança de line

Retorno de Bruce Johnston como membro oficial, após sete anos afastado.

Formação

Mike Love – voz principal, vocais de apoio, arranjos orquestrais
Brian Wilson – vocais de apoio, piano, Moog, cravo e teclados
Carl Wilson – vocais principais e de apoio, guitarra
Al Jardine – vocais principais e de apoio, guitarra
Dennis Wilson – vocais principais e de apoio, bateria, percussão
Bruce Johnston – vocais de apoio, teclados, arranjos vocais orquestrais, produção

Músicos adicionais
Ed Carter – guitarra, baixo
Joel Peskin – sax alto solo em “Here Comes the Night”
Phil Shenale – sintetizador
Wah Wah Watson – guitarra
Victor Feldman, Steve Forman – percussão
outros músicos (baixo, bateria, teclados, cordas)

Se gostou, também vai gostar de...

Michael Jackson - Thriller
Pop

Michael Jackson – Thriller

O álbum mais vendido de todos os tempos, redefinindo o pop com uma mistura única de funk, rock e R&B, imortalizando hits como “Billie Jean” e “Beat It”.

Michael Jackson - Bad
Pop

Michael Jackson – Bad

Michael Jackson no auge: pop polido, grooves afiados e atitude no talo. Um desfile de hits que mistura arrogância, perfeccionismo e puro espetáculo.

Pulp - Separations
Pop

Pulp – Separations

Pop dramático e acid house se encontram num Pulp em transição: baladas sintéticas à frente de seu tempo, preparando a explosão dos 90.

Outros álbuns do mesmo ano

ABBA - Live at Wembley Arena
Ao Vivo

ABBA – Live at Wembley Arena

ABBA em 1979, no auge e em ritmo disco! Live at Wembley Arena traz hits contagiantes e energia pura, sem retoques, direto da pista de dança sueca.

Dire Straits - Communiqué
Blues rock

Dire Straits – Communiqué

Com produção refinada e mantendo o estilo do debut, Communiqué entrega rock suave e letras introspectivas, sem grandes novidades.