The Beach Boys - 15 Big Ones

15 Big Ones

20º álbum de estúdio​

Fase

Adaptação e Desgaste (1972–1979)

5.0

Nota média
de sites de crítica

O retorno torto do gênio surf-rock

Em 15 Big Ones, os Beach Boys resgatam a velha escola — mas com um tempero moderno meio enrolado. Brian Wilson volta aos estúdios como maestro, mas a produção às vezes soa apressada, quase em modo “remake de festa” com caixas de ritmo e Moog, sem o charme refinado de Pet Sounds. O disco mistura covers de clássicos do rock ’n’ roll com pérolas originais, e isso cria um mosaico confuso: divertido, mas irregular. As músicas próprias como “It’s OK” e “Had to Phone Ya” têm aquela verve descontraída de verão ensolarado, mas os covers, embora animados, soam superficiais perto do experimentalismo que Brian já trouxe. Ainda assim, há algo de terapêutico aqui: a ressaca de um gênio à procura do seu lugar, tentando reencontrar o calor da antiga química do grupo.

É um álbum que respira nostalgia, mas engasga ao tatear o passado; e mesmo perdido entre o velho e o novo, tem momentos de brilho sincero — principalmente quando as harmonias surgem juntas, mesmo que roucas. Como trilha sonora de um reencontro, funciona. Como obra-prima, é divertido, mas imperfeito.

Destaques

1 – It’s OK
2 – Had to Phone Ya
3 – Rock and Roll Music

Menos ouvidas

5 – That Same Song
8 – T M Song

Fatos interessantes

• O título celebra os 15 anos da banda e o número de faixas.

• Foi o primeiro álbum desde Pet Sounds creditado como produzido exclusivamente por Brian Wilson.

• A capa — cinco membros em anéis interligados — faz referência ao ano olímpico de 1976.

• Grande parte das sessões foi conduzida sob supervisão do psicólogo Eugene Landy.

• A produção foi considerada “apressada” pelos biógrafos, refletindo tensões e prazos.

• 15 Big Ones foi o álbum de inéditas mais vendido dos Beach Boys desde 1965, alcançando o Top 10 nos EUA.

• Três singles chegaram ao Top 30: “Rock and Roll Music” (#5), “It’s OK” (#29) e “Everyone’s in Love with You.”

• Faixas originais como “Had to Phone Ya” e “Back Home” trazem o tom leve e descontraído que o grupo buscava.

• Brian Wilson referiu-se a este álbum (e ao seguinte Love You) como seus favoritos.

• Críticos foram divididos: alguns elogiaram o esforço e charme, outros criticaram a escolha de covers e vocais envelhecidos.

Produção

Brian Wilson

Mudança de line

A diferença mais notável foi o retorno de Brian Wilson ao controle da produção, incentivado pela campanha “Brian Is Back!”.

Formação

Al Jardine – voz principal e backing, guitarra (faixas 3,8,10–11)
Mike Love – voz principal e backing (1–3,5,11–12)
Brian Wilson – voz principal e backing (3–4,7,13), teclados variados, sintetizadores, baixo Moog, flauta, percussão, arranjos
Carl Wilson – voz principal e backing, guitarra, baixo, sintetizador, percussão
Dennis Wilson – voz principal e backing, bateria, percussão, vibrafone

Músicos adicionais
Ron Altbach – piano, cravo, acordeão
Ed Carter – guitarra
Billy Hinsche – guitarra
Bruce Johnston – backing vocals, piano
Daryl Dragon – clavinet, arranjo vocal
Dennis Dragon – bateria
Ricky Fataar – bateria, percussão
Charles Lloyd – flauta
Toni Tennille – backing vocals
Marilyn Wilson – backing vocals
Roy Wood – saxofone

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