Styx - Circling from Above

Circling from Above

18º álbum de estúdio​

Era

Renascimento Atual (2021–2025)

7.5

Nota média
de sites de crítica

Prog ágil e moderno com alma nostálgica

Soando como uma continuação natural de Crash of the Crown, o álbum mistura a precisão prog que consagrou a banda com ganchos melódicos afiados. As faixas são curtas, pulsantes — como “Build and Destroy” com sua pegada quase sci‑fi e solo sintético — lembrando um Pink Floyd moderno com atitude roqueira.

“Everybody Raise a Glass” evoca um musical dos anos 40, já “Blue Eyed Raven” ganha vida com violões acústicos e toques latinos; e “We Lost the Wheel Again” tem aquele fervor energético que poderia caber num track perdido do The Who. A produção de Evankovich mantém tudo limpo e vibrante, focando na união vocal e na economia de tempo — nenhuma faixa passa dos quatro minutos, o que dá agilidade ao conjunto. É um registro fluido, divertido e prog de alma clássica, sem soar inflado.

Destaques

2 – Build and Destroy
1 – Circling From Above
4 – King of Love

Menos ouvidas

5 – It’s Clear
3 – Michigan

Fatos interessantes

• É o primeiro disco com Terry Gowan e Will Evankovich como membros oficiais.

• Ricky Phillips deixou a banda em março de 2024 para passar mais tempo com a família.

• O single “Build and Destroy” recebeu clipe com Inteligência Artificial.

• Faixas têm menos de quatro minutos, rejeitando épicos longos típicos do prog.

• “Circling From Above” abre com apenas 2 minutos, criando clima e introdução.

• Há um solo de clarinete em “She Knows” (faixa 9).

• Will também assina arranjos de cordas em 4 faixas.

• O tema do álbum aborda tecnologia, natureza e ambição humana.

• A banda está lançando o disco durante a turnê “Brotherhood of Rock”.

• A produção priorizou ganchos melódicos e economia instrumental.

Produção

Will Evankovich

Mudança de line

Saiu o baixista Ricky Phillips, que decidiu passar mais tempo com a família. Entraram oficialmente Terry Gowan (baixo) e Will Evankovich (guitarra e produção), após serem colaboradores e músico de turnê, reforçando o núcleo criativo da banda.

Formação

Tommy Shaw – violão, guitarra, mandolim, vocais
James “Young” – guitarra elétrica, vocais
Chuck Panozzo – baixo elétrico, vocais
Todd Sucherman – bateria, percussão
Lawrence Gowan – piano, órgão B3, sintetizadores, Mellotron, harmonium, vocais
Will Evankovich – violões, guitarra elétrica, mandolim, gaita, sintetizadores, vocais
Terry Gowan – baixo elétrico, contrabaixo, vocais

Músicos adicionais
Alan Hertz – mixagem, engenharia
Scott Rottler, Austin Brown – engenharia
Ted Jensen – masterização
Stevie Blacke – arranjos de cordas (faixas 6, 8, 9, 11)
Jeff Coffin – solo de clarinete (faixa 9)
Aubrey Haynie – solo de violino (faixa 8)

Se gostou, também vai gostar de...

Marillion - Less Is More
Rock acústico

Marillion – Less Is More

Versões acústicas refinadas de clássicos pós‑Fish, com clima intimista e arranjos sensíveis que redescobrem melodias e emoções.

Devin Townsend - Official Bootleg
Ao Vivo

Devin Townsend – Official Bootleg

Ao vivo e cru: captura a potência do Devin elétrico e a sinceridade do acústico em um registro original e essencial para fãs.

Outros álbuns do mesmo ano

Vundabar - Surgery and Pleasure
Garage rock

Vundabar – Surgery and Pleasure

Vundabar entrega um álbum explosivo com guitarras afiadas e cara de indie, vocais melancólicos e uma mistura de caos e reflexão, explorando o prazer e a dor de forma única e honesta.

Venamoris - To Cross or to Burn
Dark pop

Venamoris – To Cross or to Burn

To Cross or To Burn mistura atmosfera noir, sintetizadores tensos e guitarras pesadas, criando um som entre Garbage, Deftones e um thriller de espionagem.