Scorpions - Virgin Killer

Virgin Killer

4º álbum de estúdio​

Fase

Era Uli Jon Roth (1974-1978)

7.1

Nota média
de sites de crítica

Quando a Psicodelia Vira Metal

Virgin Killer marca o ponto de virada da banda Scorpions, com um som mais pesado e metálico, apesar de sua origem psicodélica. Com solos de guitarra afiados e uma presença de palco inconfundível, a faixa-título se destaca, junto com “Pictured Life,” que ressoam como precursores de um heavy metal mais agressivo.

As influências do rock clássico e psicodélico são visíveis, mas é aqui que o Scorpions começa a encontrar seu som definitivo. Mais uma vez, a capa polêmica mostrando um ameninfoi um ponto de discussão, mas o álbum em si já estava projetado para desafiar convenções, tanto no visual quanto no som.

Destaques

2. Catch Your Train
1. Pictured Life
5. Virgin Killer

Menos ouvidas

6. Hell Cat
8. Polar Nights

Fatos interessantes

• Lançado em 1976, o álbum gerou controvérsia devido à sua capa original, que apresentava uma menina nua com um efeito de vidro quebrado cobrindo a genitália. A imagem foi considerada ofensiva em vários países, levando à criação de capas alternativas para sua comercialização. ​

• Os membros do Scorpions expressaram arrependimento em relação à capa. Klaus Meine, vocalista, descreveu-a como “vergonhosa”, enquanto o guitarrista Uli Jon Roth afirmou que, na época, não percebeu o problema, mas posteriormente a considerou “repugnante”. ​

• Em 2008, a organização britânica Internet Watch Foundation classificou a imagem da capa como “potencialmente ilegal”, resultando na censura temporária do artigo sobre o álbum na Wikipédia. ​

• Apesar das controvérsias, Virgin Killer teve boa recepção no Japão, onde o Scorpions já possuía uma base sólida de fãs. No entanto, o álbum teve desempenho comercial fraco na América do Norte e Europa. ​

• Este álbum marcou uma mudança no estilo musical do Scorpions, afastando-se das influências psicodélicas dos primeiros trabalhos e adotando uma sonoridade mais voltada para o hard rock que os consagraria posteriormente. ​

Produção

Dieter Dierks

Mudança de line

Nenhuma alteração

Formação

Klaus Meine – vocais
Uli Jon Roth – guitarras principais, vocais em “Hell-Cat” e “Polar Nights”
Rudolf Schenker – guitarras rítmicas
Francis Buchholz – baixo
Rudy Lenners – bateria, percussão


Achim Kirschning – sintetizador, teclados

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