“Rosenrot” é o lado B da indústria metálica, onde Rammstein vai além do industrial hard rock, com sons viscerais que martelam o ouvido, mas de um jeito sofisticado – sem perder a brutalidade. Com faixas como “Benzin”, que exalam uma energia mais pesada, e “Mann Gegen Mann”, que mexe com tensão e provocações, a banda flerta com o experimental, mas sem deixar de ser familiar. É como se você pegasse o lado sombrio do rock e o temperasse com um pouco de sarcasmo e risadas sinistras.
Ao mesmo tempo, “Rosenrot” também apresenta momentos mais sutis, como em sua faixa título, que mistura melancolia com a agressividade da sonoridade clássica da banda, resultando em um álbum que faz o fã de metal questionar, mas não perder o ritmo. Se você não se amarrar em suas nuances, ao menos vai se divertir com a viagem.
• Metade das músicas do álbum, como “Mann gegen Mann” e “Rosenrot”, foram originalmente gravadas durante as sessões do álbum anterior, “Reise, Reise”, mas não incluídas na versão final.
• Inicialmente, o álbum seria chamado “Reise, Reise Volume Two”, mas foi renomeado para “Rosenrot” em 18 de agosto de 2005.
• A arte de capa é quase idêntica à versão japonesa de “Reise, Reise”, apresentando uma fotografia alterada do quebra-gelo USS Atka, tirada na Antártida em 1960.
• “Rosenrot” alcançou o primeiro lugar nas paradas da Alemanha, Áustria, Estônia, Finlândia e México, além de receber certificações de ouro e platina em vários países.
• O álbum é considerado o mais experimental da banda até então, apresentando algumas das melhores composições do Rammstein, embora tenha sido subestimado por alguns fãs.
• “Te quiero puta!”: Esta é a primeira música em espanhol do Rammstein, criada como uma homenagem aos fãs mexicanos, devido ao sucesso do álbum anterior no país.
• “Stirb nicht vor mir” (Don’t Die Before I Do): Esta faixa apresenta um dueto com Sharleen Spiteri, vocalista da banda escocesa Texas, e é uma das músicas mais experimentais do álbum.
• “Hilf mir”: Inspirada no conto “A História Muito Triste com o Isqueiro” do livro “Der Struwwelpeter”, de Heinrich Hoffmann, esta música é uma das mais sombrias do álbum.
• Apesar de seu sucesso comercial, as músicas de “Rosenrot” foram raramente tocadas ao vivo, com exceção de algumas apresentações especiais em 2009.
• “Ein Lied” é uma balada acústica sem bateria, guitarra elétrica ou baixo, oferecendo uma sonoridade mais suave e íntima, diferente das outras faixas do álbum.
• “Mann gegen Mann”: Originalmente chamada “Schwuhla”, esta música existe desde as sessões de “Mutter” e aborda temas de sexualidade e identidade.
Till Lindemann – vocais
Christoph Schneider – bateria
Christian Lorenz – teclados
Oliver Riedel – baixo
Richard Kruspe – guitarra principal, vocais de apoio
Paul Landers – guitarra rítmica, vocais de apoio
Sharleen Spiteri – vocais (faixa 6)
Bobo – vocais de apoio (faixa 6)
Christo Hermanndos – trompete (faixa 9)
Carmen Zapata – vocais (faixa 9)
Olsen Involtini – arranjo de cordas (faixa 8)
Sven Helbig – arranjo de trompete (faixa 9)
Matthias Wilke – regente do coral (faixas 1, 2 e 4)