O álbum de estreia do Queen, lançado em 1973, é como aquele primeiro rascunho de uma obra-prima: cheio de ideias brilhantes, mas ainda um tanto desorganizado. A banda já mostrava suas marcas registradas: as harmonias operísticas de Freddie Mercury, as camadas orquestrais de guitarra de Brian May e estruturas ambiciosas como “Great King Rat”. Era pesado o suficiente para rivalizar com Led Zeppelin, mas com um toque de teatralidade que só o Queen poderia ter. No entanto, faltava aquela coesão que transforma um álbum em algo memorável.
“Keep Yourself Alive” é o destaque absoluto, uma explosão de energia que prometia o que estava por vir. O resto soa mais como um laboratório de experimentos sonoros — fascinante, mas nem sempre eficaz. Ainda assim, é impossível não se encantar com a ousadia e o potencial bruto desse debut. Afinal, até as lendas precisam começar de algum lugar, certo?
1. Keep Yourself Alive
7. The Night Comes Down
2. Great King Rat
10. Jesus
9. Son And Daughter
• Levou quase dois anos para ser concluído, com a banda trabalhando em paralelo a outros empregos para se sustentar.
• O álbum foi gravado em horas vagas nos estúdios Trident e De Lane Lea, já que a banda não tinha dinheiro para alugar estúdios em horários convencionais.
• Foi um dos primeiros álbuns a usar a técnica de overdubbing de guitarras, criando camadas orquestrais que se tornaram uma marca de Brian May.
• Keep Yourself Alive: O single de estreia, escrito por Brian May, foi ignorado por rádios e não entrou nas paradas, mas hoje é considerado um clássico.
• Críticos da época não sabiam como categorizar o som do Queen, mas reconheciam seu potencial único.
• A faixa Doing All Right foi originalmente composta por Brian May e Tim Staffell, quando ambos integravam a banda Smile, predecessora do Queen.
• My Fairy King inspirou Freddie a mudar legalmente seu sobrenome de “Bulsara” para “Mercury”, devido à linha “Mother Mercury, look what they’ve done to me”.
• Modern Times Rock ‘n’ Roll é única música do álbum com vocais de Roger Taylor, que também a compôs.
• Seven Seas of Rhye… é uma versão instrumental e abreviada da música que seria lançada em seu formato completo no álbum seguinte, Queen II.
• Mad the Swine é uma faixa perdida, adicionada nos remasters mais recentes como quarta faixa do álbum.
John Anthony, Roy Thomas Baker, Queen
Freddie Mercury – vocais principais (em todas as faixas, exceto 7 (Taylor) e 10 (instrumental)), piano Bechstein (faixas 4, 7, 9, 10), órgão Hammond (faixa 5) (não creditado), vocais de apoio (faixas 1–9)
Brian May – guitarra elétrica Red Special (todas as faixas), guitarra acústica Hairfred (faixas 2–6, 9), vocais de apoio (faixas 1–3, 5–6, 8–9), vocais principais (faixa 1 (com Mercury e Taylor)), piano Bechstein (faixa 2)
Roger Taylor (creditado como Roger Meddows-Taylor) – bateria Ludwig, percussão, vocais principais (faixa 1 (com May e Mercury), faixa 7), vocais de apoio (faixas 1–9)
John Deacon (creditado como Deacon John) – baixo Fender Precision (em todas as faixas, exceto 6 (gravada com um Rickenbacker 4001))