Queen - Made in Heaven

Made in Heaven

15º álbum de estúdio​

Era

Pós-Freddie Mercury e Legado (1992-presente)

6.0

Nota média
de sites de crítica

O Testamento Sonoro de Freddie

“Made in Heaven”, lançado em 1995, é o último álbum de estúdio do Queen com Freddie Mercury, mas ele parece mais uma colcha de retalhos do que uma obra coesa. Recheado de músicas que Freddie começou antes de morrer, a banda completou o que ficou inacabado, com a sensação de que o álbum foi puxado um pouco pela camisa.

As faixas vão de baladas emocionantes e épicas como “Mother Love” e “A Winter’s Tale” a tentativas de dance tracks mais ousadas, como “You Don’t Fool Me”, que, embora animada, soa deslocada no final dos anos 90. O álbum tem boas músicas, mas também muitos momentos de exagero e uma sensação de “poderia ter sido melhor”. O esforço da banda em manter viva a chama de Freddie é nítido, mas alguns arranjos soam um pouco forçados. Para os fãs, é um último adeus emocionante, mas com suas imperfeições.

Destaques

8. Too Much Love Will Kill You
6. I Was Born To Love You
3. Let Me Live
2. Made in Heaven

Menos ouvidas

5. My Life Has Been Saved
11. It’s A Beautiful Day (Reprise)

Fatos interessantes

• Após a morte de Freddie em 1991, a banda utilizou gravações vocais que ele havia feito anteriormente para completar o álbum.

• As gravações ocorreram nos Mountain Studios em Montreux, Suíça, cidade onde Freddie passou parte dos seus anos finais de vida sem ser incomodado e inspirado pela paisagem ao redor.

• A capa apresenta a estátua de Freddie Mercury em Montreux, Suíça, olhando para o Lago de Genebra, simbolizando sua presença eterna.

• “Mother Love” é a última canção gravada por Freddie, composta em maio de 1991. Ele não conseguiu terminar a última estrofe devido ao seu estado de saúde, e Brian May a completou.

• Última canção escrita por Freddie, composta em um momento de descanso enquanto ele se encontrava em Montreux, durante o inverno de 1991.

• Durante as sessões de gravação de “The Game” em 1980, Freddie Mercury gravou uma breve melodia acompanhando-se ao piano. Essa gravação foi utilizada em 1994 para criar o tema “It’s a Beautiful Day”.

• O álbum inspirou elementos na série de videogames “Resident Evil”, com personagens como Claire Redfield usando jaquetas com a inscrição “Made in Heaven”.

• “Heaven for Everyone” foi originalmente gravada por Roger Taylor com sua banda The Cross em 1988, a versão do Queen foi lançada como o primeiro single do álbum em 1995, alcançando o número dois nas paradas do Reino Unido.

• Originalmente gravada para o álbum The Works com vocais de Rod Stewart, “Let Me Live” foi regravada para Made in Heaven, substituindo a voz de Stewart pelas de Brian May e Roger Taylor.

• A faixa-título do álbum Made in Heaven é baseada em uma gravação original de Freddie Mercury feita para seu álbum solo Mr. Bad Guy. A versão do Queen transformou a balada suave e introspectiva de Freddie em uma faixa com o som clássico da banda, incorporando a guitarra de Brian May e uma bateria mais pesada de Roger Taylor.

• I Was Born To Love You também é um regravação da carreira solo de Freddie.

Produção

Queen

Mudança de line

Nenhuma alteração

Formação

Freddie Mercury – vocais principais (todas as faixas), teclados (1–3, 6–7, 10, 11), vocais de apoio (2, 6, 9, 10), bateria eletrônica (4), piano (1, 3, 11)

Brian May – guitarra elétrica (todas as faixas), vocais de apoio (3, 7, 8, 10, 11), teclados (3, 4, 6, 8, 10), vocais principais (3, 4), vocais co-principais (7)

Roger Taylor – bateria (todas as faixas), vocais de apoio (3, 7, 9–11), percussão (1–3, 6, 9), teclados (7, 9), vocais principais (3)

John Deacon – baixo elétrico (todas as faixas), teclados (1, 5, 11), guitarra elétrica (5)

Rebecca Leigh-White, Gary Martin, Catherine Porter, Miriam Stockley – vocais de apoio (3)

Se gostou, também vai gostar de...

Billy Idol - The Roadside (EP)
Hard rock

Billy Idol – The Roadside (EP)

The Roadside é o Billy Idol revisitado: rock direto, melancolia madura e energia de sobra, mostrando que o espírito rebelde ainda resiste ao tempo.

Toto - Pacifico Yokohama 1999
Ao Vivo

Toto – Pacifico Yokohama 1999

Show gravado em Yokohama em abril de 1999: riff técnico, performances intensas e clássicos do Toto com a banda em plena forma.

The Beach Boys - Little Deuce Coupe
Hot rod rock

The Beach Boys – Little Deuce Coupe

Hot rod rock em alta velocidade: harmonias cristalinas e músicas temáticas, consolidando o estilo energético dos Beach Boys em 1963.

Outros álbuns do mesmo ano

Morten Harket - Wild Seed
Pop Rock

Morten Harket – Wild Seed

Morten Harket troca o synthpop do a-ha por baladas introspectivas, folk pop classudo e dilemas existenciais à la Leonard Cohen nos fiordes.

Savatage - Dead Winter Dead
Heavy metal

Savatage – Dead Winter Dead

Metal sinfônico, guerra na Bósnia e até uma gárgula viva: Dead Winter Dead é um épico teatral que mistura riffs pesados com drama operístico.

AC/DC - Ballbreaker
Blues rock

AC/DC – Ballbreaker

O retorno do groove original — crueza, precisão e peso, guiados por riffs forjados no aço e suor da velha guarda.