Queen - Hot Space

Hot Space

10º álbum de estúdio​

Fase

Experimentação Eletrônica e Disco (1980-1985)

5.3

Nota média
de sites de crítica

O Teste de Funk e Pop que Não Deu Certo

“Hot Space” é uma das mais polêmicas incursões de Queen, mergulhando fundo no pop-disco, funk e new wave, afastando-se de seu rock pesado característico. O álbum soou datado, com drum machines e sintetizadores que envelheceram mal, e a guitarra de Brian May foi quase totalmente eclipsado.

As músicas, por vezes, carecem de energia e criatividade, com letras exageradas e falsetes forçados de Freddie Mercury, especialmente em faixas como Body Language. No entanto, se destaca com momentos como Under Pressure, que é um clássico atemporal, e Dancer, que oferece um vislumbre da energia que o álbum poderia ter sido. No geral, uma mistura de bons momentos e muito filler sem vida.

Destaques

11. Under Pressure
10. Cool Cat
5. Action This Day

Menos ouvidas

8. Calling All Girls
6. Put Out The Fire

Fatos interessantes

• Lançado em 1982, marcou uma mudança para estilos mais dançantes e experimentais, com influências de disco, funk e R&B.

• “Under Pressure” com David Bowie foi um dos maiores sucessos do álbum.

• A faixa “Body Language” provocou polêmica devido à sua sexualidade explícita.

• A experimentação com sintetizadores foi uma característica marcante, distanciando o som tradicional de rock da banda.

Produção

Reinhold Mack, Queen, David Bowie

Mudança de line

Nenhuma alteração

Formação

Freddie Mercury – vocais principais (todas as faixas), vocais de apoio (todas as faixas), teclados (1, 4, 5, 7, 10, 11), drum machine (1, 4), synth bass (1, 4)

Brian May – guitarra elétrica (exceto 10), vocais de apoio (2, 6, 9), vocais principais (6, 9), guitarra acústica (7–9), drum machine (2), synth bass (2), teclados (9)

Roger Taylor – bateria acústica e eletrônica (exceto 10), vocais de apoio (2, 5, 6, 9, 11), percussão (2, 6, 8), vocais principais (5), sintetizador (5), guitarra elétrica (5), guitarra acústica (8)

John Deacon – baixo (3, 6–11), guitarra elétrica (1, 3, 10), drum machine (3, 10), sintetizador (3, 10)

David Bowie – vocais principais e sintetizador (11)
Arif Mardin – arranjo e produção de metais (1)
Reinhold Mack – produção; synth bass (5)
Dino Solera – saxofones (5)
David Richards – piano (11)

Se gostou, também vai gostar de...

ABBA - Voyage
Pop

ABBA – Voyage

“Voyage” traz o ABBA de volta após 40 anos, equilibrando nostalgia e frescor. Pop grandioso, vocais marcantes e melodias irresistíveis, mas sem o brilho de ouro.

a-ha - Analogue
Alternative Rock

a-ha – Analogue

Introspecção e melancolia, com guitarras suaves e a voz marcante de Morten Harket, criando um álbum emocional e experimental.

Teddy Swims - Tough Love (EP)
Pop

Teddy Swims – Tough Love (EP)

Pop‑soul vibrante, letras sinceras e produção refinada: em 18 min, Teddy Swims entrega emoções diretas com pegada e ternura.

Outros álbuns do mesmo ano

Queen - Queen on Fire – Live at the Bowl
Ao Vivo

Queen – Queen on Fire – Live at the Bowl

Registro eletrizante do Queen ao vivo em 1982 – em tour do criticado Hot Space, mesclando clássicos e novidades com energia e maestria no palco do Milton Keynes Bowl.

Cher - I Paralyze
New Wave

Cher – I Paralyze

Pop rock oitentista com toques de new wave: “I Paralyze” mostra Cher explorando sintetizadores e refrães leves em busca de reinvenção sonora.

Misfits - Walk Among Us
Horror punk

Misfits – Walk Among Us

Terror punk sujo e veloz, com Glenn Danzig berrando como um Elvis satânico em meio a zumbis de filme trash dos anos 50. Um clássico outsider.