Com A Kind of Magic (1986), o Queen lança um álbum meio caótico, mas cheio de charme, que mistura trilha sonora do primeiro Highlander, com a já clássica essência da banda. A obra é uma espécie de sanduíche de rock, pop e a grandiosidade inconfundível da banda. Faixas como a épica “A Kind of Magic” e a balada “Who Wants to Live Forever” são mais grandiosas que qualquer fogo de artifício, enquanto “Friends Will Be Friends” é um pop-rock que grita ‘hit’.
O álbum tem aquele toque de experimentalismo que surge quando você decide fazer uma trilha para um filme e, de repente, decide também lançar um álbum completo. Embora não seja o álbum mais coeso, é inegavelmente divertido e inesquecível. E, claro, com um toque de melancolia, já que esse foi o último a ter uma turnê da banda com Freddie Mercury.
• Seis das nove faixas foram escritas para o filme “Highlander”, incluindo a faixa-título, “Who Wants to Live Forever” e “Princes of the Universe”.
• Este álbum marcou a última turnê do Queen com Freddie Mercury, devido ao seu diagnóstico de AIDS no ano seguinte e a decaída de sua saúde.
• Embora tenha sido um sucesso comercial, a crítica foi mista, com alguns considerando o álbum menos coeso que outros trabalhos da banda.
• A música “Princes of the Universe” tornou-se o tema da série de TV “Highlander: The Series”. Também foi tema de abertura do primeiro filme do Highlander.
• O vídeo de “A Kind of Magic” foi dirigido por Russell Mulcahy, diretor de “Highlander”, e apresenta a banda em um teatro abandonado.
• A música “Don’t Lose Your Head” apresenta uma participação vocal de Joan Armatrading.
• Who Wants to Live Forever” apresenta uma orquestra conduzida por Michael Kamen, adicionando uma dimensão clássica à música.
• O músico Chris Rea alegou ter contribuído com os estalos de dedos na introdução de “A Kind of Magic”.
• É a primeira participação em um álbum do recladista Spike Edney, uma figura marcantes nas turnês do Queen.
Freddie Mercury – vocais principais (todas as faixas), vocais de apoio (1–6, 8–9), teclados (2, 4, 5, 8, 9), sampler (1, 2, 4, 5)
Brian May – guitarra elétrica (todas as faixas, exceto a 3), vocais de apoio (1, 5, 6, 9), sintetizador (1, 6), sampler (1), vocais principais (6)
Roger Taylor – bateria, vocais de apoio (1, 2, 5, 6, 9), máquina de bateria (2, 6, 8), bateria eletrônica (1, 5), pandeiro (3), sintetizador (2)
John Deacon – baixo (todas as faixas, exceto a 6), guitarra elétrica (4, 5, 8), sintetizador (3, 4), sampler (3, 4), máquina de bateria (3, 4), vocais de apoio (1)
Spike Edney – sintetizador (2, 4, 5)
Joan Armatrading – vocais incidentais (8)
Steve Gregory – saxofone tenor (3)
Lynton Naiff – arranjou e conduziu a seção de cordas (3)
National Philharmonic Orchestra – arranjado por Michael Kamen e May e conduzido por Kamen (6)