Pulp - Separations

Separations

3º álbum de estúdio​

Fase

Sombras e Subterrâneos (1983–1992)

7.1

Nota média
de sites de crítica

Do romance à rave britânica

Separations soa como um experimento eletrizante de pop britânico prestes a explodir. A primeira metade se ancora em baladas dramáticas, com fleches de synthpop que parecem sussurrar segredos do submundo. Já o segundo lado, com faixas como “Countdown” e “My Legendary Girlfriend”, mergulha numa pista de dança suja e sexy, antecipando o que viria em His ’n’ Hers.

É como se o Pulp estivesse dividindo a alma entre um romance trágico e uma rave clandestina — o título do álbum diz tudo. Com humor melancólico e camadas de samples, o disco revela Jarvis Cocker afiando seu talento lírico observacional, enquanto a banda descobre sua vibração pop mais ousada. Embora ainda desigual, Separations é o laboratório onde o Pulp encontraria sua fórmula vencedora — um patchwork de ambição e estilo que preparou o terreno para o sucesso nos anos 90.
https://www.youtube.com/watch?v=qycKFlB7Mlg&ab_channel=alexmusicnet

Destaques

6 – Countdown
7 – My Legendary Girlfriend
4 – Separations

Menos ouvidas

1 – Love Is Blind
5 – Down By The River

Fatos interessantes

• É o último disco original da banda pelo selo independente Fire antes de assinarem com Island.

• Steve Mackey trouxe influências de acid house, fruto de sua experiência na cena de raves com Jarvis em Londres.

• “My Legendary Girlfriend” foi eleito Single of the Week pela NME em 1991.

• A metade final do disco tem riscos claros de disco-pop (“Countdown”, “Death II”), prefigurando o som maduro do Pulp.

• Faixas do álbum foram incluídas na coletânea Pulped: 1983–1992 (1999).

• A versão francesa foi lançada em 1991 pelo selo Rosebud, antes do lançamento oficial no Reino Unido.

• trabalhos posteriores omitiram este álbum, às vezes ignorado nas setlists do Pulp.

• A versão de 2012 foi remasterizada com bônus tracks e notas de Everett True.

• O disco foi reeditado em vinil verde limitado em 2015 (1000 cópias).

Produção

Alan Smyth, Pulp

Mudança de line

A principal adição foi Steve Mackey no baixo, que entrou por volta de 1989, trazendo forte influência da cena eletrônica e acid house.

Formação

Vocalista – Jarvis Cocker – voz, guitarra, teclados, samples, programação de bateria
Baixista – Steve Mackey – baixo, baixo synth, samples, programação de bateria
Tecladista – Candida Doyle – teclados, vocais de apoio
Baterista – Nick Banks – bateria, programação de bateria
Guitarrista – Russell Senior – guitarra, violino, vocais (“This House is Condemned”)

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