Panic! at the Disco - Pray for the Wicked

Pray for the Wicked

6º álbum de estúdio​

Fase

Solo Glam & Jazz (2016–2022)

7.0

Nota média
de sites de crítica

Pop teatral em alta voltagem

A energia Broadway de Brendon Urie transborda em Pray for the Wicked, trazendo um pop teatral, chamativo, praticamente um musical condensado em 34 minutos. O disco mistura potenciais radiofônicos – especialmente em “High Hopes” – com faixas aceleradas e pomposas como “Say Amen (Saturday Night)” e “Roaring 20s”, onde Urie mostra seu canto grandioso e caricato.

É como assistir um show em Las Vegas: tudo brilhante, pulado, com momentos de drama e euforia. Comparado ao tom mais suave e centrado de Death of a Bachelor, aqui vemos a ambição de Urie alcançar novos públicos, mais pop, mais urbano, porém mantendo seu DNA teatral. A crítica recebeu bem: Metacritic aponta nota 70/100, elogiando a coesão dos gêneros e a teatralidade aprofundada pelas influências de Urie em Kinky Boots

Destaques

2 – High Hopes
1 – Say Amen (Saturday Night)
6 – Hey Look Ma, I Made It

Menos ouvidas

9 – Dancing’s Not a Crime
11 – The Overpass

Fatos interessantes

• O álbum foi anunciado em 21 de março de 2018 junto com os singles “Say Amen (Saturday Night)” e “(Fuck A) Silver Lining”.

• “Say Amen” virou o primeiro single da banda a alcançar o topo da Billboard Alternative Songs .

• A faixa “High Hopes” se tornou o maior hit comercial do disco, bem popular nas rádios e streaming.

• A tour que seguiu o disco vendeu mais de 1 milhão de ingressos e faturou cerca de $52 milhões .

• “Hey Look Ma, I Made It” teve clipe premiado entre os top 10 de música alternativa pelo iHeartRadio.

Produção

Jake Sinclair, Scott Chesak, Tobias Wincorn, Dillon Francis, Jonas Jeberg, ST!NT, Alex ‘AK’ Kresovich

Mudança de line

Saiu: Dallon Weekes (baixista), deixou a banda em dezembro de 2017

Entrou: Nicole Row assumiu como baixista de turnê e participações do disco

Formação

Brendon Urie – voz principal; guitarra (faixa 3); baixo (faixas 1–3); bateria (faixas 2–7, 9–10); teclados (faixas 2–4 e 11); vocais de apoio (faixas 1–7, 9–10)

Músicos adicionais
Jake Sinclair – baixo (faixas 4–9); guitarra (faixa 4); órgão (faixas 5–6); guitarra acústica (faixa 10); vocais de apoio (faixas 1–7, 9–10)
Rob Mathes – arranjos e condução de cordas e metais
Kenneth Harris – guitarra (faixas 1–7, 9–10); vocais de apoio (faixas 1–7 e 10)
Suzy Shinn – vocais de apoio (faixas 1–7, 9–10)
Scott Chesak – bateria (faixas 1 e 8); guitarra, baixo e teclados (faixa 8); percussão (faixa 1)
Morgan Kibby – vocais de apoio (faixa 3)
Ilsey Juber – vocais de apoio (faixa 4)
Sam Hollander – vocais de apoio (faixas 5, 7, 10)
Alex ‘AK’ Kresovich – piano e órgão (faixa 9)
Rachel White, Kate Micucci – vocais de apoio (faixa 9)
Além de uma orquestra completa: cordas (varias violas, violoncelos, violinos liderados por concertmasters em Londres e Los Angeles), metais (saxofone, trompete, trombone) e cordas adicionais

Se gostou, também vai gostar de...

The Beatles - Help!
Folk Rock

The Beatles – Help!

“Help!” mistura pop, rock e folk com guitarras energéticas e harmonias únicas, trazendo hits como “Ticket to Ride”, “Yesterday” e “Help!”, enquanto ainda mantém o clima descontraído.

Morten Harket - Brother
Pop

Morten Harket – Brother

Pop sofisticado e introspectivo, com temas de superação e reflexão, mantendo a suavidade das raízes de A-Ha, mas com mais profundidade emocional.

Outros álbuns do mesmo ano

Joe Bonamassa - Redemption
Blues rock

Joe Bonamassa – Redemption

Blues rock emocional, solos certeiros e vocais íntimos compõem o álbum mais maduro e aconchegante de Bonamassa até agora.

Viagra Boys - Street Worms
Pós-punk

Viagra Boys – Street Worms

Debut pós‑punk ácido com humor negro, sax cortante e críticas ácidas à masculinidade, embalado por grooves sujos e teatralidade.

Marillion - Holidays in Eden Live
Ao Vivo

Marillion – Holidays in Eden Live

Performance energética do Holidays in Eden, capturando a fase mais pop do Marillion com entrega intensa e conexão com os fãs.