Kiss - Unmasked

Unmasked

8º álbum de estúdio​

Era

Disco‑Pop e Transição (1979–1980)

5.5

Nota média
de sites de crítica

Pop disfarçado de Kiss

No Unmasked, os aspectos glam e pesados dão lugar a uma sonoridade pop mais sofisticada, que mais parece um traje social elegante num casamento inesperado com o rock. É como se Kiss tivesse trocado as explosões de pirotecnia por batidas suaves e refrões cativantes — ainda que isso tenha afastado parte da plateia mais rock ‘n’ roll.

A produção limpíssima de Vini Poncia suaviza as arestas, deixando o disco com um brilho quase envernizado; soa como uma banda vestida para uma festa retrô, mas sem o suor de um palco sujo. Ace Frehley escapa da paleta pastel com suas três composições — “Talk to Me”, “Two Sides of the Coin” e “Torpedo Girl” — que trazem de volta um pouco da distorção crua das raízes roqueiras, como relâmpagos numa noite calma. O álbum divide: por um lado, refresca o som com power pop melódico; por outro, perdeu o fogo que incendiou os fãs nos anos 70.

Destaques

2 – Shandi
1 – Is That You?
3 – Talk to Me

Menos ouvidas

10 – Torpedo Girl
11 – You’re All That I Want

Fatos interessantes

• É o último álbum da formação original a ser lançado até a reunião de 1996, embora Peter Criss não toque em nenhuma gravação. Anton Fig assume a bateria.

• Peter Criss aparece creditado e na capa, mas não participou da gravação.

• O videoclipe de “Shandi” marca a sua última aparição com a banda (antes da ruptura).

• O álbum foi um fracasso comercial nos EUA — apenas #35 na Billboard e não recebeu status de platina —, mas foi sucesso em países como Noruega, Nova Zelândia, Austrália, Áustria, Alemanha e Holanda.

• “Shandi” alcançou o topo na Argentina e chegou ao top 10 na Austrália, Nova Zelândia e Noruega; nos EUA, parou no #47.

• Ace Frehley foi o único a compor faixas mais pesadas, trazidas como resquícios do rock nos temas “Talk to Me”, “Two Sides of the Coin” e “Torpedo Girl”.

• Críticas à época foram duras: Rolling Stone chamou o álbum de “disappointingly boring” e criticou a produção estéril; há um ranço de “álbum wimpy” até nos membros da banda.

• Hoje alguns críticos reavaliam Unmasked como um obscuro e subestimado exemplar de power pop, especialmente por faixas como “Two Sides of the Coin”.

Produção

Vini Poncia

Mudança de line

O baterista original Peter Criss não participou das gravações de Unmasked, embora apareça nos créditos e na capa. Ele foi substituído por Anton Fig, músico de estúdio não creditado, devido à ausência de Criss por problemas pessoais e técnicos durante as sessões. Isso marcou uma mudança significativa na dinâmica da banda.

Formação

Paul Stanley – voz, guitarra rítmica; guitarra solo em “Shandi”, solo em “Is That You?” e “You’re All That I Want”, primeiro solo em “What Makes the World Go ’Round”; todas as guitarras e baixo em “Tomorrow” e “Easy as It Seems”
Gene Simmons – voz, baixo; guitarra rítmica em “You’re All That I Want”
Ace Frehley – voz, guitarra principal e acústica; solo em “Naked City”, segundo solo em “What Makes the World Go ’Round”; todas as guitarras e baixo em “Talk to Me”, “Two Sides of the Coin” e “Torpedo Girl”
Peter Criss – bateria (creditado, mas não toca)

Músicos adicionais
Anton Fig – bateria (executa todas as faixas)
Vini Poncia – teclados, percussão, backing vocals
Tom Harper – baixo em “Shandi”
Holly Knight – teclados
Bob Kulick – guitarras adicionais

Se gostou, também vai gostar de...

Sting - Ten Summoner's Tales
Jazz rock

Sting – Ten Summoner’s Tales

Pop refinado e ensolarado, com letras poéticas e arranjos elegantes — o álbum que refomula Sting solo com leveza e storytelling afiado.

Aerosmith - Classics Live! II
Ao Vivo

Aerosmith – Classics Live! II

Encontro vibrante dos cinco clássicos do Aerosmith, com hard rock cru e enérgico gravado ao vivo em Boston e show de 1986

Outros álbuns do mesmo ano

Ramones - End of the Century
Pop punk

Ramones – End of the Century

Ramones tenta o “Wall of Sound” de Phil Spector, misturando punk e pop orquestrado; momentos inspirados alternam com brass e tensão de bastidores.

Whitesnake - Ready an' Willing
Blues rock

Whitesnake – Ready an’ Willing

O Whitesnake em sua fase mais coesa: blues‑hard rock vibrante, refrões marcantes e formação clássica com Coverdale, Lord e Paice.