Kiss - Hotter than Hell

Hotter than Hell

2º álbum de estúdio​

Fase

Ascensão Explosiva (1974–1976)

6.8

Nota média
de sites de crítica

Suor, maquiagem e riffs sujos

Com Hotter Than Hell, o Kiss mergulha numa sonoridade mais densa e suja, empunhando riffs que mais parecem estilhaços de essência punk do que os hinos teatrais do disco de estreia. A produção, propositadamente nebulosa, adiciona uma camada de visceralidade, como se o som tivesse sido capturado em um porão decadente, ao invés de um estúdio polido. Letras sombrias como “Goin’ Blind” contrastam com o trocadilho sonoro de “Let Me Go, Rock ’n’ Roll” – uma colisão de introspecção e descaramento adolescente.

O álbum não é tão brilhante quanto seu antecessor, mas entrega energia crua, quase caótica, como um ritual sonoro ao vivo, ainda que confinado em uma gravação. Ao explorar temas mais obscuros e desenvolver um tom mais pesado, o disco prepara terreno para a grandiosidade que viria depois – é o momento em que o Kiss começa a mostrar que sua chama não se apaga com maquiagem.

Destaques

4 – Hotter Than Hell
3 – Goin’ Blind
2 – Parasite

Menos ouvidas

9 – Comin’ Home
6 – All the Way

Fatos interessantes

• A capa traz caracteres japoneses e o símbolo “chikara” (força), usados depois em material da banda.

• Paul Stanley teve sua guitarra roubada no primeiro dia de gravação, em Los Angeles.

• Ace Frehley toca baixo em “Parasite” e faz backing vocals em outras faixas.

• “Goin’ Blind” trata de um romance entre um homem de 93 e uma garota de 16 – polêmico até hoje.

• A produção do disco é notoriamente turva e foi alvo de críticas, mas acabou se tornando parte de seu charme retrô.

• O visual da capa é influenciado por mangá japonês, com transliterações dos nomes dos integrantes feitas incorretamente.

Produção

Kenny Kerner, Richie Wise

Mudança de line

Sem mudanças significativas

Formação

Paul Stanley – ritmo e voz
Gene Simmons – baixo e voz
Peter Criss – bateria e voz
Ace Frehley – guitarra solo; baixo e backing vocals em “Parasite”; backing vocals em “Comin’ Home” e “Strange Ways”

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