Kings of Leon - Youth & Young Manhood

Youth & Young Manhood

1º álbum de estúdio​

Fase

Ascensão Sulista (2003–2006)

7.5

Nota média
de sites de crítica

Kings of Leon na fase cerveja quente e gasolina

O Kings of Leon debutou com Youth & Young Manhood como quem chega na festa já derrubando cerveja no tapete e pegando o microfone antes da banda começar. É sujo, barulhento e completamente despretensioso – um primo distante do Strokes que cresceu no sul dos EUA, ouvindo Lynyrd Skynyrd enquanto fritava hambúrguer num posto de gasolina.

O disco mistura garage rock com um sotaque carregado de whiskey barato e batidas que fazem qualquer um imaginar um velho carro conversível cruzando uma estrada poeirenta. Há ecos de The White Stripes, mas sem a precisão milimétrica; e um pouco de The Black Crowes, mas sem o refinamento. “Red Morning Light” e “Molly’s Chambers” são hits instantâneos, enquanto faixas como “Dusty” mostram que a sujeira também pode ser sentimental. É um álbum que transpira energia juvenil, um pouco caótico, mas sempre divertido.

Destaques

8. Molly’s Chambers
1. Red Morning Light
3. Wasted Time

Menos ouvidas

12. Talihina Sky
10. Dusty

Fatos interessantes

• Lançado em 2003, o álbum recebeu aclamação da crítica, com a NME considerando-o um dos melhores álbuns de estreia dos últimos 10 anos.

• O álbum foi gravado em estúdios renomados, incluindo o Shangri-La em Malibu e o Sound City em Van Nuys, locais associados a clássicos como Nevermind do Nirvana e Rumours do Fleetwood Mac.

• “Molly’s Chambers”, “Wasted Time” e “California Waiting” foram lançados como singles, ampliando a popularidade da banda.

• A faixa “Red Morning Light” foi destaque em um comercial do Ford Focus e no jogo FIFA 2004 da EA Sports, enquanto “Holy Roller Novocaine” integrou a trilha sonora do filme Talladega Nights: The Ballad of Ricky Bobby.

• O álbum alcançou a 3ª posição no Reino Unido, mas teve desempenho mais modesto nos EUA, ficando fora do top 100.

• Recebeu certificação 3× Platina na Austrália e Ouro no Reino Unido, evidenciando seu sucesso internacional.

• “Spiral Staircase” foi incluída no jogo MotorStorm para PS3, mostrando a influência do álbum na cultura gamer.

• O título do álbum foi inspirado na árvore genealógica de Moisés, encontrada na Bíblia do pai dos membros da banda.

• A banda é composta pelos irmãos Caleb, Nathan e Jared Followill, além do primo Matthew Followill, trazendo uma dinâmica familiar única ao grupo.

• O álbum combina rock sulista com influências de garage rock, resultando em um som cru e energético que marcou a estreia da banda.

• Responsável pelo som cru e autêntico do álbum, Ethan Johns (filho do lendário produtor Glyn Johns) já trabalhou com nomes como Ryan Adams, Paul McCartney e Ray LaMontagne.

Produção

Ethan Johns, Angelo Petraglia

Mudança de line

Primeira formação

Formação

Caleb Followill – vocais principais, guitarra rítmica
Matthew Followill – guitarra solo, piano em “Talihina Sky”
Jared Followill – baixo, piano em “Trani”
Nathan Followill – bateria, percussão, vocais de apoio

Richard Causon – piano em “Joe’s Head”

Se gostou, também vai gostar de...

Kings of Leon - Mechanical Bull
Pós-punk revival

Kings of Leon – Mechanical Bull

Kings of Leon recarregado, misturando energia sulista, nostalgia e polidez, em um rock vintage com pegada moderna e bem calibrada.

Outros álbuns do mesmo ano

Cyndi Lauper - At Last
Covers

Cyndi Lauper – At Last

Cyndi Lauper reinventa seu som em At Last, explorando standards do jazz com sua voz poderosa e madura, mas com alguns deslizes em escolhas ousadas.

Metallica - St. Anger
Metal

Metallica – St. Anger

“St. Anger” é o som de um Metallica em crise, sem solos, com bateria estridente e produção crua. Caótico, confuso, mas curioso—principalmente depois de ver o documentário.