Engenheiros do Hawaii - O Papa É Pop

O Papa É Pop

4º álbum de estúdio​

Era

Labirintos Pop Progressivos (1990–1992)

7.3

Nota média
de sites de crítica

Quando o pop vira crítica roqueira

O O Papa É Pop é o momento em que os Engenheiros saltam do rock tradicional gaúcho para um playground eletrônico esperto e provocativo. É como ver três engenheiros trocando suas mesas de som analógicas por consoles futuristas: sintetizadores, drum machine e pedaleira MIDI viram protagonistas, mas sem perder a alma roqueira.

O disco brinca com a dualidade arte vs. entretenimento—letras inteligentes, cheias de ironia e referências (Beatles, Stones, hinos, poesia de Drummond…), porém embaladas em arranjos acessíveis e até comerciais. As faixas longas, com andamentos variados e colagens, contrastam com singles certeiros que grudam no ouvido. É uma evolução criativa com humor e personalidade forte, sem abrir mão da pegada roqueira.

Destaques

2 – Era um Garoto que, como Eu, Amava os Beatles e os Rolling Stones
1 – O Papa É Pop
5 – Pra Ser Sincero

Menos ouvidas

10 – Ilusão de Ótica
6 – Olhos Iguais aos Seus

Fatos interessantes

• O álbum foi gravado em julho/agosto de 1990 nos estúdios da BMG, no Rio de Janeiro, e lançado em setembro daquela ano.

• Foi o primeiro dos três álbuns consecutivos auto-produzidos pelo trio.

• Introduziu drum machine Dynacord, sintetizadores e pedaleira MIDI, rompendo com as raízes do rock gaúcho.

• É o maior sucesso comercial da banda, com mais de 350 000 cópias vendidas no ano e certificação de platina.

• O projeto gráfico, claro e pop, remete à estética Andy Warhol e conta com imagem do Papa João Paulo II tomando chimarrão.

• As letras dialogam com obras literárias e históricas, como o poema “Eterno” de Drummond e o livro O Exército de um Homem Só.

• A versão de “Era um Garoto…” incorpora citações instrumentais de hinos nacionais e internacionais em um solo-colagem.

• O lançamento coincidiu com a crise do Plano Collor, mas o disco vendeu forte mesmo com a recessão.

• Três videoclipes foram exibidos na primeira temporada da MTV Brasil.

• A turnê O Papa É Pop Tour contava com trocas de sons por disquetes controlados por pedaleiras MIDI nos palcos.

Produção

Engenheiros do Hawaii

Mudança de line

Sem mudanças significativas

Formação

Humberto Gessinger – voz, baixo (Steinberger), teclado (Roland U‑20)
Augusto Licks – guitarra (Steinberger e Roland), violão (Guild Songbird), teclado (Roland U‑20), pedaleira MIDI, vocal
Carlos Maltz – drum machine Dynacord (bateria programada)

Músicos adicionais:
Golden Boys – vocais em “O Papa É Pop”
Patricia Marx – voz em “A Violência Travestida Faz seu Trottoir”

Se gostou, também vai gostar de...

Three Days Grace - Alienation
Metal alternativo

Three Days Grace – Alienation

Dualidade vocal intensa, riffs pesados e melodias emocionais: o retorno de Adam Gontier transforma “Alienation” num capítulo feroz e nostálgico do Three Days Grace.

Elton John - Reg Strikes Back
Pop

Elton John – Reg Strikes Back

Pop-rock ousado, batidas sintéticas e vocais nostálgicos: Elton responde às críticas com vigor, elegendo Reg Strikes Back seu novo recomeço.

The Beach Boys - Little Deuce Coupe
Hot rod rock

The Beach Boys – Little Deuce Coupe

Hot rod rock em alta velocidade: harmonias cristalinas e músicas temáticas, consolidando o estilo energético dos Beach Boys em 1963.

Outros álbuns do mesmo ano

Billy Joel - Live at Yankee Stadium
Ao Vivo

Billy Joel – Live at Yankee Stadium

Ao vivo no Yankee Stadium, Billy Joel equilibra rock e emoção, com repertório e performance remasterizados vibrando no estádio e no coração dos fãs.

Alice in Chains - Facelift
Grunge

Alice in Chains – Facelift

O debut do Alice in Chains trouxe riffs explosivos, letras angustiadas e vocais intensos, pavimentando o grunge com peso e melodia. Um trovão antes da tempestade dos anos 90.

Pet Shop Boys - Behaviour
Dance pop

Pet Shop Boys – Behaviour

Melancolia, orquestrações e sintetizadores analógicos: Behaviour mostra os Pet Shop Boys em sua fase mais madura e reflexiva.