Engenheiros do Hawaii - Alívio Imediato

Alívio Imediato

-º álbum de estúdio​

Fase

Raízes Rebeldes (1986–1988)

7.4

Nota média
de sites de crítica

Sintonia total com o público

Esse registro ao vivo capta os Engenheiros no auge da sintonia com o público, como uma jam de energia visceral embalando sucessos como “Infinita Highway” e “Toda Forma de Poder”. A produção de Sussekind usa captação quadrifônica no Canecão, fazendo você se sentir ali no meio da plateia vibra, espirrando entusiasmo.

As faixas de estúdio “Nau à Deriva” e a faixa-título escancaram o caminho para sintetizadores e melodias mais articuladas — é como se o trio abrisse aquela porta para o futuro pop‑rock, ainda mantido por solos de slide e guitarras Steinberger. Enquanto isso, no palco, o rock soa quente, meio blues, meio explosão punk de plateia — uma ponte sonora entre o folk de seus primeiros discos e o tech‑rock eletrificado que virá. O contraste entre o vivo cru e as faixas em estúdio mostra uma banda em transição, destemida e em franca evolução. Não falta atitude, nem voz do público — que vira instrumentista extra —, provando que a química no palco era tão poderosa quanto o talento lírico.

Local

Canecão, Rio de Janeiro

Turnê

Alívio & Mídia Tour (nacional e internacional, com shows inéditos na União Soviética)

Destaques

5 – Infinite Highway
7 – Toda Forma de Poder
11 – Longe Demais das Capitais

Menos ouvidas

6 – A Verdade a Ver Navios
9 – Somos Quem Podemos Ser

Fatos interessantes

• Foi gravado nos dias 7, 8 e 9 de julho de 1989 no Canecão (RJ) com captação quadrifônica.

• Inclui duas faixas inéditas em estúdio (“Nau à Deriva” e “Alívio Imediato”), marcando entrada de teclados e sintetizadores.

• Produção de Marcelo Sussekind, ex-guitarrista da Herva Doce.

• Vendeu mais de 150 000 cópias em seu ano de lançamento, garantindo disco de ouro.

• A turnê “Alívio & Mídia” foi nacional e internacional, incluindo shows na União Soviética.

• Participou do Rock in Rio II, dividindo palco com Guns N’ Roses e Sepultura.

• Humberto e Augusto usavam guitarras Steinberger; Humberto ainda investia num amplificador Mesa Boogie.

• As faixas de estúdio revelam o uso de sequenciador, órgão, metais sintetizados e pedais como wah‑wah e pitch‑shift.

• A capa mostra o público ao vivo sob luz amarela intensa, espelhando a energia do show.

• Parte do setlist foi inspirada no Rush, famoso por lançar ao vivo após três de estúdio.

Formação

Humberto Gessinger – voz, baixo, guitarra elétrica
Augusto Licks – guitarra elétrica, violão, teclados, vocais
Carlos Maltz – bateria

Músicos adicionais
Paulo Henrique – sequenciador, teclados
Yuri Palmeira – teclados
Marcelo Sussekind – guitarra (em “Alívio Imediato”)

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