Elton John - Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy

Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy

9º álbum de estúdio​

Era

O Auge de Ouro Pop/Rock (1972–1975)

8.5

Nota média
de sites de crítica

Diário de dois sonhadores

“Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy” é um álbum-conceito autobiográfico que narra os primórdios da parceria entre Elton John e Bernie Taupin — como se fossem dois personagens, “Captain Fantastic” (Elton) e “Brown Dirt Cowboy” (Taupin). Musicalmente, combina arranjos pop-rock sutis com momentos orquestrais e artifícios sonoros (sintetizadores, Mellotron) sem descuidar da fluidez melódica. A produção de Gus Dudgeon cria um fundo rico, mas sem excessos — há espaço para a narrativa emocional das letras.

Comparado aos discos anteriores, este soa mais introspectivo e estruturado como uma história com começo, meio e fim, ao invés de apenas coletânea de músicas “soltas”. Ele equilibra brilho e melancolia, subindo de tom em faixas dramáticas como “Someone Saved My Life Tonight”. É uma obra que exige envolvimento: suas nuances revelam-se aos poucos, como um diário musical revisitado.

Destaques

13 – Philadelphia Freedom
5 – Someone Saved My Life Tonight
11 – Lucy in the Sky with Diamonds

Menos ouvidas

12 – One Day at a Time
8 – Writing

Fatos interessantes

• Foi o primeiro álbum na história a estrear em 1º lugar na parada Billboard Top 200 nos EUA.

• Recebeu certificação de ouro antes mesmo de seu lançamento, por pedidos antecipados.

• Vendeu cerca de 1,4 milhão de cópias nos primeiros quatro dias de lançamento.

• A capa foi ilustrada por Alan Aldridge, com referências visuais ao “Jardim das Delícias Terrenas”.

• A faixa “Someone Saved My Life Tonight” reflete uma tentativa de suicídio de Elton e foi mantida em sua versão integral, sem cortes para radio.

• Na versão original em LP, “We All Fall in Love Sometimes” e “Curtains” vinham como uma única faixa; nas reedições foram separadas.

• O álbum marca simbolicamente o fim da era da banda clássica de Elton até o retorno parcial anos depois.

• Gene Page foi convocado para arranjos orquestrais especialmente numa faixa para enriquecer a ambientação emocional do disco.

Produção

Gus Dudgeon

Mudança de line

Este foi o último álbum da década de 1970 que contou com a formação “clássica” de Elton John (Elton, Johnstone, Murray, Olsson). Depois da gravação, Elton demitiu Dee Murray (baixo) e Nigel Olsson (bateria) com intuito de renovar o som e buscar uma abordagem mais rock / agressiva na sequência da carreira.

Formação

Elton John – voz, piano acústico, piano elétrico, clavinet, ARP String Ensemble, harpsichord, Mellotron, vocais de apoio
Davey Johnstone – guitarras (acústica, elétrica, Leslie), mandolina, backing vocals
Dee Murray – baixo elétrico, backing vocals
Nigel Olsson – bateria, backing vocals

Músicos adicionais
Ray Cooper – percussão variada (shaker, congas, gong, tamborim, sino etc)
David Hentschel – sintetizador
Gene Page – arranjos orquestrais

Se gostou, também vai gostar de...

Ghost - Phantomime
Covers

Ghost – Phantomime

EP em que o Ghost transforma clássicos do rock e pop, de Iron Maiden a Genesis e Tina Turner, com sua marca gótica.

Outros álbuns do mesmo ano

David Bowie - Young Americans
Blue-eyed soul

David Bowie – Young Americans

Bowie mergulha no soul e R&B em “Young Americans”, reinventando seu som com grooves dançantes e colaborações icônicas.