Em 21 at 33, Elton John reaparece depois da fase disco de Victim of Love, reconectando-se com Bernie Taupin em três faixas e retomando o equilíbrio entre brilhos melódicos e arranjos elaborados. O álbum caminha entre baladas sentimentais e momentos de rock mais contido, com toques de metais e atmosfera pop sofisticada.
O destaque comercial é “Little Jeannie”, hit caloroso que traz ritmo suave e melodia marcante. Outras faixas como “Chasing the Crown” e “Two Rooms at the End of the World” demonstram ambição no escopo musical — riffs de guitarra, camadas de teclados e variações de dinâmica. Ainda que a unidade temática às vezes falhe, 21 at 33 transmite uma sonoridade madura e confortável, como um músico que se reencontra após uma fase de experimentação.
2 – Little Jeannie
3 – Sartorial Eloquence
5 – White Lady White Powder
8 – Take Me Back
6 – Dear God
• O título 21 at 33 foi escolhido porque era o 21º álbum de Elton (incluindo ao vivo e compilações) e foi lançado quando ele tinha 33 anos.
• O álbum marca a volta de Dee Murray e Nigel Olsson em gravações de estúdio após vários anos de ausência.
• Membros do Toto (como Steve Lukather) e dos Eagles (Glenn Frey, Don Henley, Timothy B. Schmit) participam como músicos convidados.
• A música “White Lady White Powder” aborda simbolicamente o uso de drogas, com letra irônica e harmonia leve.
• O álbum contém várias colaborações líricas: Bernie Taupin, Gary Osborne, Tom Robinson, Judie Tzuke.
• Durante as sessões, um console de mixagem chegou a pegar fogo, causando tensões técnicas na gravação.
• Para promover 21 at 33, Elton fez uma turnê extensa na América do Norte e Oceania, além de um concerto gratuito em Central Park.
• “Little Jeannie” foi um dos maiores sucessos comerciais de Elton nos EUA nos anos 80, chegando ao top 3 na parada pop americana.
• Apesar do sucesso nos EUA, o álbum é considerado por alguns críticos como inconsistente em coesão estilística.
• Poucas músicas desse álbum permanecem no repertório ao vivo de Elton após aquela era — “Little Jeannie” sendo exceção.
Elton John havia se afastado de tocar piano e colaborado com outros músicos, sem seus parceiros de longa data Dee Murray e Nigel Olsson. Victim of Love não contou com a formação clássica da banda e teve recepção ruim.
Em 21 at 33, Dee Murray e Nigel Olsson retornaram para tocar em várias faixas, restaurando parte da “essência banda” de Elton. Assim, houve um retorno de membros antigos, sem que ocorresse uma mudança radical de nova geração.
Elton John – voz, piano acústico, piano overdub, teclados elétricos
James Newton Howard – Fender Rhodes, sintetizadores, teclados eletrônicos, piano
Steve Lukather – guitarra elétrica
Richie Zito – guitarra acústica e elétrica
Reggie McBride – baixo elétrico
Dee Murray – backing vocals, baixo (em algumas faixas)
Alvin Taylor – bateria
Nigel Olsson – bateria
Victor Feldman – percussão, tamborim
Lenny Castro – congas
Jim Horn – sopros, arranjos de metais
Richie Cannata / Larry Williams – saxofone
Chuck Findley, Bill Reichenbach Jr., Jerry Hey, Larry Hall – metais (trompas, trombones, trompetes)
Byron Berline – violino/fiddle
Coro / backing vocals – Venette Gloud, Stephanie Spruill, Carmen Twillie, Bill Champlin, Max Gronenthal, Glenn Frey, Don Henley, Timothy B. Schmit, Bruce Johnston, Toni Tennille, Curt Becher, Joe Chemay, Jon Joyce