Lá em 1997, o Duran Duran resolveu dar um Ctrl+Alt+Del no próprio som e se jogou no mundo glitchado do industrial e do cyberpunk. Medazzaland é um experimento eletrônico meio sombrio, meio futurista, que soa como se alguém tivesse misturado David Bowie da fase Outside com resquícios do techno-pop de The Fragile, do Nine Inch Nails (só que sem toda a depressão existencial).
Com John Taylor pulando fora na última hora, a banda virou um duo de Simon Le Bon e Nick Rhodes, e isso se reflete na sonoridade: sintetizadores frios, vocais filtrados e um clima meio pós-apocalíptico que flerta com o alternativo. Tem momentos interessantes (Electric Barbarella é puro Duran Duran versão cyber-sexy), mas também umas viagens sem volta (Silva Halo, oi?). No fim, é um disco esquisito e corajoso, mas que deixou a galera mais perdida que modem de internet discada tentando carregar uma imagem em 1997.
3. Eletric Barbarella
4. Out Of My Mind
5. Who Do You Think You Are?
12. Undergoing Treatment
8. Buried in the Sand
• O nome do álbum é uma referência ao anestésico midazolam, administrado a Simon Le Bon durante uma cirurgia dentária, que o deixou em um estado confuso. Essa experiência inspirou a faixa-título, onde Nick Rhodes faz uma performance em estilo de poesia falada.
• Durante as gravações, o baixista John Taylor deixou a banda, resultando em um trio composto por Le Bon, Rhodes e Warren Cuccurullo. Taylor ainda contribuiu em quatro faixas do álbum.
• Inicialmente, Medazzaland foi lançado apenas na América do Norte, América Latina e Japão em 1997, não sendo disponibilizado oficialmente no Reino Unido até 2021, quando foi lançado digitalmente.
• O single “Electric Barbarella” foi a primeira música de uma grande gravadora a ser vendida digitalmente pela internet, marcando um momento inovador na indústria musical.
• A faixa “Michael You’ve Got a Lot to Answer For” foi dedicada a Michael Hutchence, vocalista do INXS e amigo próximo de Simon Le Bon, que faleceu um mês após o lançamento do álbum.
• Em 2022, para celebrar os 25 anos do álbum, Medazzaland foi relançado em CD e vinil rosa duplo, incluindo um livreto de 20 páginas com arte exclusiva.
TV Mania, Syn Pro Tokyo, Anthony J. Resta, Bob St. John
John Taylor (baixista) saiu da banda nesse álbum.
Simon Le Bon – vocais (faixas 2 a 13)
Nick Rhodes – teclados, spoken word (faixa 1), baixo synth (faixa 13)
Warren Cuccurullo – guitarra, baixo (faixas 3 a 6, 8 a 10 e 12), baixo synth (faixa 13), vocais de apoio
John Taylor – baixo (faixas 1, 2, 7 e 11)
Steve Alexander – bateria ao vivo (faixas 1, 2, 5, 7 e 10 a 12)
Anthony J. Resta – bateria ao vivo (faixas 2, 3, 5, 8 a 11 e 13), mixagem (faixas 1 a 5 e 7 a 13), produção adicional (faixas 1, 8 e 13), ritmos e programação adicionais
Dave DiCenso – bateria ao vivo (faixa 4)
Tim Garland – solo de sax soprano tratado (faixa 9)
Talvin Singh – tabla e santoor (faixa 4)
Jake Shapiro – violoncelo (faixa 10)
Ustad Sultan Khan – sample de sarangi (faixa 8)
Sally Stapleton – vocais de apoio (faixa 2)
Madeleine Farley – vocais de apoio (faixa 6)
Mayko Cuccurullo – efeitos vocais ultra-agudos (faixa 1)
Clem Burke – preenchimento de bateria ao vivo (faixa 3)