David Byrne - Uh-Oh

Uh-Oh

3º álbum de estúdio​

Fase

Psicologias Íntimas (1992–1997)

7.8

Nota média
de sites de crítica

Dança global com pitadas de estranheza

A mistura é tão extravagante que parece um carnaval inteligente mastigado por um octeto avant-garde. Uh-Oh traz aquele espírito Talking-Heads — ritmo pulsante, humor desajeitado, sotaque global — mas temperado por temperos latinos bem entrelaçados. Imagine um baile funk sul-americano invadido por trompetes jazzísticos e letras esquisitamente engraçadas.

Byrne alterna entre o cômico sincero e o mordaz, como em “Now I’m Your Mom”, que brinca com identidade e gênero com charme irreverente; ou “Monkey Man”, um alerta pop sobre a regressão humana embalado em metais robustos. O álbum soa coeso, bizarro e bem polido: uma deliciosa viagem pelo mundo de um músico que jamais perdeu o faro para o inusitado.

Destaques

2 – Girls on My Mind
5 – Hanging Upside Down
1 – Now I’m Your Mom

Menos ouvidas

12 – Somebody
7 – Twistin’ in the Wind

Fatos interessantes

• O título da capa mostra anjos em volta de um cachorro-cartum — dog = god, “deus” soletrado ao contrário.

• O single “She’s Mad” chegou ao número 3 na parada U.S. Modern Rock Tracks.

• A faixa “A Million Miles Away” virou tema da série de TV Flying Blind.

• O álbum fugiu da cena grunge dominante em 1992, mantendo o estilo Talking-Heads solo.

• Os arranjos latinos são conduzidos pelo trompetista Angel Fernandez, figura central nas texturas do disco.

• A crítica destacou a integração dos estilos pop, funk, gospel e country com influências latinas.

• O album conta com a inusitada participação dos brasileiros Tom Zé e Café

Produção

Nick Launay

Mudança de line

Uh-Oh apresenta uma formação mais rica e diversificada, especialmente com a inclusão de muitos músicos latino-americanos e de percussão — refletindo ainda mais o interesse de Byrne por ritmos globais.

Formação

David Byrne – voz, guitarra acústica e elétrica, efeitos, “prepared pens”, apito

Músicos adicionais
Nona Hendryx – vocais de apoio
Dolette McDonald – vocais de apoio
Joyce L. Bowden – vocais de apoio
George Porter Jr. – baixo elétrico
Angel Fernandez – trompete, flugelhorn; arranjos (horns, woodwinds & strings) e condução
Tom Zé – percussão
Café – bongos, blocks, agogô, tamborim, surdo, sino
Ronnie Cuber – clarinete baixo, saxofone barítono
Steve Sacks – flauta, clarinete, sax alto/tenor
Fred Griffen – trompa francesa
John Clark – trompa francesa
Melanie Feld – oboé
Dick Oatts – sax alto
Ken Hitchcock / Lawrence Feldman – sax tenor
Ashley Cadell – sintetizador, clavinet, vibrafone (vibes)
Christopher Washburne / Gerald Chamberlain – trombone
Ite Jerez / Charlie Sepulveda / Joe Shepley – trompete (diversas faixas)
Milton Cardona – bata
Hector Rosado – congas, maracas, triângulo, tambora
Oscar Salas – bateria, timbales, cowbell, woodblock, surdo, sino, shaker
Billy Cliff / John James – backing vocals
Arranjos de Byrne e Fernandez em algumas faixas

Se gostou, também vai gostar de...

David Bowie - Blackstar
Art rock

David Bowie – Blackstar

Blackstar é a despedida audaciosa de Bowie: art rock e jazz experimental se unem em um álbum sombrio, poético e profundamente impactante.

Led Zeppelin - Houses of the Holy
Art rock

Led Zeppelin – Houses of the Holy

Houses of the Holy é uma montanha-russa sonora, alternando entre rock pesado, baladas emocionais, reggae e até paródia, com uma diversidade impressionante.

David Bowie - Diamond Dogs
Art rock

David Bowie – Diamond Dogs

Bowie mistura rock cru e soul em um cenário distópico, marcando sua transição artística e antecipando o punk.

Outros álbuns do mesmo ano

Ramones - Loco Live
Ao Vivo

Ramones – Loco Live

Show gravado em Barcelona, elevado pela mixagem pós-produção: velocidade punk clássica com som mais encorpado e menos descabelado.

The Beach Boys - Summer in Paradise
Pop Rock

The Beach Boys – Summer in Paradise

Pop-solar datado e sem fervor, ausência de Brian Wilson, inéditos fracos e produção eletrônica: considerado o ponto mais baixo da banda.