Bon Jovi - Forever

Forever

16º álbum de estúdio​

Fase

Legado sob Fogo (2016–presente)

4.2

Nota média
de sites de crítica

Forever: Uma Nova Era, Mesma Fórmula

O álbum Forever do Bon Jovi traz um som familiar, mas com um toque de nostalgia, que reflete o espírito da banda enquanto encara um novo capítulo. Com faixas como “Legendary” e “Living Proof”, o álbum fala sobre legado, superação e a vida após uma cirurgia vocal de Jon Bon Jovi.

Ele remete aos tempos dourados do rock dos anos 80, mas com um toque moderno, como se misturasse Slippery When Wet com os ecos de sua carreira recente. É como um bom vinho envelhecido: nem sempre inovador, mas com a certeza de ser pelo menos prazeroso – apesar de às vezes você não ter certeza se azedou ou não.

Destaques

1. Legendary
3. Living Proof
2. We Made It Look Easy

Menos ouvidas

12. Hollow Man
11. My First Guitar

Fatos interessantes

• O álbum marca o retorno de Jon Bon Jovi após uma cirurgia nas cordas vocais em 2022, refletindo sua recuperação e nova perspectiva de vida. ​

• Ed Sheeran coescreveu “Living in Paradise”, enquanto Ryan Tedder, do OneRepublic, colaborou em “We Made It Look Easy”. ​

• “Living Proof” é a primeira música da banda em 14 anos a utilizar o talk box, técnica famosa em hits como “Livin’ on a Prayer”. ​

• “Kiss the Bride” foi escrita por Jon para o casamento de sua filha, Stephanie, e “My First Guitar” celebra a reconquista de sua primeira guitarra após 45 anos. ​

• O álbum foi lançado em 7 de junho de 2024, disponível em CD, vinil (incluindo edições coloridas), cassete e digital, com versões deluxe contendo faixas bônus. ​

• “Forever” alcançou o topo da parada de vendas de álbuns da Billboard e o segundo lugar na categoria Top Rock & Alternative Albums. ​

• O lançamento do álbum coincidiu com a estreia do documentário “Thank You, Goodnight: The Bon Jovi Story” no Hulu, celebrando os 40 anos da banda.

Produção

Jon Bon Jovi, John Shanks, Joe Rubel

Mudança de line

Pela primeira vez, John Shanks é considerado parte da banda. Entrada de Everrett Bradley como backing vocal e percussionista.

Formação

Jon Bon Jovi – vocais principais, produção (todas as faixas); vocais de apoio (faixas 1, 10), engenharia (faixa 10)
David Bryan – órgão (faixas 1, 4, 7, 8, 11, 12), piano (faixas 1–4, 6–10, 12), pads de sintetizador (faixas 1, 2, 4, 7, 8, 10–12), teclados (faixas 3, 6, 9–11), vocais de apoio (faixas 1–3, 5, 7, 8, 10, 11)
Hugh McDonald – baixo (todas as faixas)
John Shanks – violão, guitarra elétrica, produção (todas as faixas); pads de sintetizador (faixas 1, 3, 7, 12), vocais de apoio (faixas 2, 3, 5, 7, 8, 10, 11), programação de bateria (faixas 3, 7, 8), teclados (faixa 11)
Tico Torres – bateria (todas as faixas), percussão (faixas 3, 9, 12)
Phil X – guitarra elétrica (faixas 1–5, 7–11), vocais de apoio (faixas 1, 3, 5, 7, 8, 10, 11), talk box (faixa 3)
Everett Bradley – vocais de apoio (faixas 1, 2, 5, 7, 8, 10, 11), percussão (faixas 1, 4, 5, 7, 8)

Billy Falcon – vocais de apoio (faixa 1)
Bradley Giroux – programação de bateria (faixas 2, 3, 7)
Ryan Tedder – vocais de apoio (faixas 2, 5); programação de bateria, pads de sintetizador (faixa 2)
Jason Isbell – vocais de apoio, guitarra elétrica (faixa 4); teclados, órgão, piano (faixa 5)
Charlie Bisharat, Gerardo Hilera, Joel Pargman, Michele Richards, Natalie Leggett, Songa Lee, Neil Samples, Philip Vaiman – Violinos Erik Rynearson, Luke Maurer, Tom Lea – viola (faixa 5)
Joe Rubel – pads de sintetizador (faixa 10)

Se gostou, também vai gostar de...

Bon Jovi - What About Now
Pop Rock

Bon Jovi – What About Now

Mistura de pretensos hinos de estádio e baladas pop, mantendo a essência de Bon Jovi. O álbum aposta na nostalgia, mas peca pela previsibilidade.

Talking Heads - True Stories
New Wave

Talking Heads – True Stories

Um álbum que mistura rock, country e pop para narrar as peculiaridades da vida americana, com a assinatura única dos Talking Heads.

Outros álbuns do mesmo ano

Kings of Leon - Can We Please Have Fun
Indie

Kings of Leon – Can We Please Have Fun

Kings of Leon trocam o garage rock por grooves funkeados e psicodelia, soando como uma jam entre Tame Impala e The National. Uma reinvenção ousada e vibrante!

Garbage - Lie to Me (EP)
Rock alternativo

Garbage – Lie to Me (EP)

EP que revisita a era “Bleed Like Me” com inéditas, cover etérea e remix potente, mostrando a versatilidade e essência do Garbage.