Billy Joel - Streetlife Serenade

Streetlife Serenade

3º álbum de estúdio​

Era

Primórdios Melódicos (1971–1974)

6.5

Nota média
de sites de crítica

Roteiro urbano em piano e sarcasmo

Em Streetlife Serenade, Billy troca o clima intimista de “Piano Man” por um passeio urbano – quase um filme em áudio sobre a vida na cidade grande. A faixa-título soa como um passeio noturno pelas ruas, enquanto “Los Angelenos” tem ritmo de funk rock que poderia facilmente ter sido trilha sonora de um filme de 1974. A instrumental “Root Beer Rag” é um delicioso rasgo ragtime: Joel solta os dedos e nos dá um espetáculo de teclado furioso, tipo ‘jazz com gasolina no motor’. .

“The Entertainer” bate satírico nos holofotes da fama, respondendo ao corte de “Piano Man” com sarcasmo e ironia – “se você quer um hit, corta pra 3:05”. Apesar de críticas mornas da época, o álbum mostra um artista testando limites: urbana, diversificada e fluida, é quase um grande experimento com Moog e arranjos variados, antes de Joel voltar às raízes no próximo Turnstiles. Mesmo sem a coesão de seus sucessos posteriores, este é o ponto onde ele mistura soft rock, ragtime e sátira comercial – um experimento que revisita a L.A. com um olhar tanto crítico quanto sonoro.

Destaques

4 – Root Beer Rag
6 – The Entertainer
2 – Los Angelenos

Menos ouvidas

3 – The Great Suburban Showdown
10 – The Mexican Connection

Fatos interessantes

• O álbum foi gravado com músicos de sessão em L.A., o último assim até River of Dreams (1993).

• “Root Beer Rag” é uma peça instrumental ragtime acelerada – Joel disse que era um “paladar instrumental” para usar seu Moog.

• “The Entertainer” é uma resposta sarcástica às edições radionais de “Piano Man” (“They cut it down to 3:05”).

• “Los Angelenos” reflete o sentimento de deslocamento de Joel em L.A., com ritmo funk/blues e críticas sutis.

• Apesar de críticas desfavoráveis, o disco vendeu mais de um milhão de cópias e chegou ao #35 nos EUA.

• “Root Beer Rag” virou clássico de shows ao vivo nos 1970s e aparece no box da reedição de The Stranger.

• “Streetlife Serenader” e “Los Angelenos” ganharam versões ao vivo no álbum Songs in the Attic (1981).

• O single “The Entertainer” alcançou #34 na Billboard Hot 100.

• É o único álbum de Billy até então produzido por Michael Stewart – ele retorna apenas como produtor no box set de 1990.

• Foi gravado em Devonshire Sound, North Hollywood, refletindo o ambiente urbano californiano nos arranjos.

Produção

Michael Stewart

Mudança de line

Streetlife Serenade foi gravado majoritariamente com músicos de sessão e trouxe uma formação mais ampla: adicionaram vários guitarristas de estúdio, Tom Whitehorse (banjo/pedal steel) e Ronnie Tutt na bateria.

Formação

Billy Joel – voz principal, piano, teclados, sintetizadores, gaita
Richard Bennett, Joe Clayton, Gary Dalton, Mike Deasey, Don Evans, Al Hertzberg, Art Munson, Raj Rathor, Michael Stewart – guitarras (múltiplos guitarristas)
Wilton Felder, Emory Gordy Jr., Larry Knetchel – baixo
William Smith – órgão
Ronnie Tutt – bateria
Tom Whitehorse – banjo, pedal steel guitar

Músicos adicionais
Joe Clayton – percussão adicional (conga)

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