Billy Joel - 52nd Street

52nd Street

6º álbum de estúdio​

Fase

O Poder da Quinta Avenida (1976–1980)

7.8

Nota média
de sites de crítica

Noite de jazz na selva de pedra

52nd Street é o Billy Joel fazendo um “crossover sofisticado” entre o rock e o jazz de jeito certeiro. Ele troca as ruas dramáticas de The Stranger por esquinas iluminadas de Manhattan — aliás, 52nd Street era famosa pelos clubes de jazz nos anos 50. Com produção polida de Phil Ramone, o disco flui de “Big Shot”, um rock afiado tipo noite boêmia, a “Zanzibar”, com trompete de Freddie Hubbard que puxa para o groove urbano. As baladas — “Honesty” e “Until the Night” — equilibram comovendo e evocando o glamour do jazz suave.

Comparado a The Stranger, há mais sofisticação instrumental; comparado aos discos anteriores, há menos teatralidade e mais groove, elegância e influência jazzística. É como se Billy tivesse levado o piano do bar à beira de 52nd Street e assumido o posto de mestre de cerimônia da noite nova-iorquina.

Destaques

3 – My Life
1 – Big Shot
2 – Honesty

Menos ouvidas

8 – Until the Night
5 – Stiletto

Fatos interessantes

• O álbum ganhou o Grammy de Álbum do Ano em 1979 — o primeiro de Joel nessa categoria.

• É o primeiro disco de Billy lançado em CD (pela Sony) em 1982.

• “My Life” virou tema da série de TV Bosom Buddies.

• A faixa-título homenageia a famosa 52nd Street de Manhattan, antiga meca do jazz.

• Freddie Hubbard, lendário trompetista de jazz, solou em “Zanzibar”.

• Álbum contou com backing vocals de Peter Cetera (Chicago) em “My Life”.

• Vendeu mais de 7 milhões de cópias apenas nos EUA.

• Chegou ao topo da Billboard e ficou 76 semanas nas paradas .

• Rolling Stone o elegeu como um dos 500 melhores álbuns (posição 352)..

Produção

Phil Ramone

Mudança de line

A principal mudança foi a intensificação da presença de músicos de jazz convidados (como Freddie Hubbard e Mike Mainieri), reforçando a identidade jazz-rock que Joel buscava como evolução criativa.

Formação

Billy Joel – piano, teclados, voz
Doug Stegmeyer – baixo, backing vocals
Liberty DeVitto – bateria
Richie Cannata – saxofone, órgão, clarinete
Steve Khan – guitarra elétrica, violão
Freddie Hubbard – trompete (“Zanzibar”)
Mike Mainieri – vibrafone, marimba (“Zanzibar”, “Rosalinda’s Eyes”)
David Spinozza – violão (“Honesty”)
Donnie Dacus – backing vocals (“My Life”)
Peter Cetera – backing vocals (“My Life”)
David Friedman – percussão (“Until the Night”)
Ralph MacDonald – percussão (“Rosalinda’s Eyes”, “Half a Mile Away”)
Eric Gale – guitarra elétrica (“Half a Mile Away”)
Frank Floyd, Babi Floyd, Zack Sanders, Milt Grayson, Ray Simpson – backing vocals (“Half a Mile Away”)
Hugh McCracken – guitarra (“Until the Night”, “Rosalinda’s Eyes”)

Se gostou, também vai gostar de...

Elvis Presley - Back in Memphis
Rock

Elvis Presley – Back in Memphis

Rock-country-soul potente, com vozes de apoio e metais vibrantes: Elvis em sua faceta mais visceral e autêntica, retornando às origens.

Bob Mould - Here We Go Crazy
Rock

Bob Mould – Here We Go Crazy

Puro punk com melodia grudenta. Bob Mould entrega energia e urgência, misturando o visceral com o melódico, como só ele sabe fazer.

Outros álbuns do mesmo ano

Van Halen - Van Halen
Glam metal

Van Halen – Van Halen

Van Halen estreia como um meteoro: riffs alienígenas, solos insanos e um vocalista puro carisma. Hard rock elétrico, sem freio e cheio de atitude!

Bruce Springsteen - Darkness on the Edge of Town
Heartland rock

Bruce Springsteen – Darkness on the Edge of Town

Um marco do rock com solos de guitarra (devido a entrada oficial de Seteve Van Zandt), letras intensas e uma sonoridade crua, refletindo a luta contra adversidades e a busca por esperança.

Queen - Jazz
Arena rock

Queen – Jazz

Um carnaval de exageros: guitarras épicas, excentricidade de Freddie e hits como Don’t Stop Me Now. Caótico, grandioso e irresistivelmente divertido!