Avenged Sevenfold - Avenged Sevenfold

Avenged Sevenfold

4º álbum de estúdio​

Fase

Ascensão ao Mainstream (2005–2008)

7.5

Nota média
de sites de crítica

Ópera Metal do Caos

Se City of Evil era uma festa de riffs, Avenged Sevenfold é o momento em que o A7X olha no espelho e pensa: “E se a gente fizesse absolutamente tudo o que desse na telha?”. O álbum é uma montanha-russa de estilos — metal, country, hard rock, punk, música de cabaré — tudo misturado na maior cara de pau (e de gênio).

É como se o Queen tivesse invadido o estúdio do Metallica no meio de uma bebedeira. Às vezes é brilhante, às vezes é cafona, mas é sempre, sempre grandioso. Aqui, o Avenged deixa claro: eles não são só uma banda de metal, são uma ópera do caos.

Destaques

9 – A Little Peace of Heaven
6 – Afterlife
10 – Dear God

Menos ouvidas

9 – Lost
8 – Gunslinger

Fatos interessantes

• Primeiro álbum com produção totalmente independente da banda, sem produtor externo principal.

• Almost Easy foi um dos singles de maior sucesso, co-escrito com o produtor Mudrock.

• The Rev canta em várias faixas e assume os vocais principais em “A Little Piece of Heaven”.

• “A Little Piece of Heaven” traz metais, orquestra e uma história de terror romântico bizarra.

• O álbum estreou em #4 na Billboard 200 e foi certificado platina nos EUA.

• M. Shadows apostou em vocais mais melódicos, com pegada teatral, influenciado por Freddie Mercury.

• “Dear God” surpreendeu muitos fãs ao trazer uma balada country moderna.

• A gravação do álbum quase foi interrompida por problemas de saúde de M. Shadows.

• Apesar da crítica dividida, o disco cimentou o A7X como uma das bandas mais versáteis dos anos 2000.

• Parte do álbum foi escrita em tour buses e hotéis durante a turnê do City of Evil.

Produção

Avenged Sevenfold

Mudança de line

Nenhuma alteração

Formação

M. Shadows – vocais principais, vocais de apoio
Zacky Vengeance – guitarra base, violão em “Dear God”, vocais de apoio
The Rev – bateria, percussão, piano, vocais de apoio, co-vocais principais em “A Little Piece of Heaven”, “Critical Acclaim”, “Scream”, “Lost” e “Afterlife”
Synyster Gates – guitarra solo, vocais de apoio
Johnny Christ – baixo, vocais de apoio

Músicos adicionais
Jay E – programação em “Critical Acclaim” e “Scream”
Jamie Muhoberac – piano e órgão em “Critical Acclaim”, “Unbound (The Wild Ride)”, “Lost” e “A Little Piece of Heaven”
Greg Kusten – piano em “Almost Easy”
Miles Mosley – baixo acústico em “Afterlife”, “Brompton Cocktail” e “A Little Piece of Heaven”
Cameron Stone – violoncelo em “Afterlife”, “Brompton Cocktail” e “A Little Piece of Heaven”
Caroline Campbell – violino em “Afterlife”, “Brompton Cocktail” e “A Little Piece of Heaven”
Neel Hammond – violino em “Afterlife”, “Brompton Cocktail” e “A Little Piece of Heaven”
Andrew Duckles – viola em “Afterlife”, “Brompton Cocktail” e “A Little Piece of Heaven”
Zander Ayeroff – vocais de apoio em “Unbound (The Wild Ride)”
Annmarie Rizzo – vocais de apoio em “Unbound (The Wild Ride)”
Lenny Castro – percussão em “Brompton Cocktail”
Beth Andersen, Monique Donnelly, Rob Giles, Debbie Hall, Scottie Haskell, Luana Jackman, Bob Joyce, Rock Logan, Susie Stevens Logan, Arnold McCuller, Gabriel Mann, Ed Zajack – coral em “Unbound (The Wild Ride)” e “A Little Piece of Heaven”
Bill Liston – saxofone alto e clarinete em “A Little Piece of Heaven”
Brandon Fields – saxofone alto em “A Little Piece of Heaven”
Rusty Higgins – clarinete e saxofone tenor em “A Little Piece of Heaven”
Dave Boruff – saxofone tenor em “A Little Piece of Heaven”
Joel Peskin – saxofone barítono em “A Little Piece of Heaven”
Wayne Bergeron – trompete em “A Little Piece of Heaven”
Dan Foreno – trompete em “A Little Piece of Heaven”
Bruce Fowler – trombone em “A Little Piece of Heaven”
Alex Iies – trombone em “A Little Piece of Heaven”
Juliette Commagere – vocais adicionais em “A Little Piece of Heaven”
Greg Leisz – lap steel, pedal steel e banjo em “Gunslinger” e “Dear God”
Shanna Crooks – vocais adicionais em “Gunslinger” e “Dear God”
Jaime Ochoa – vocais adicionais em “Critical Acclaim”
Valary Sanders – grito em “Scream

Se gostou, também vai gostar de...

All That Remains - AntiFragile
Metal

All That Remains – AntiFragile

Antifragile mistura metalcore técnico com riffs melódicos e vocais contrastantes, mas falha em atingir a intensidade e autenticidade do metal verdadeiro.

Black Sabbath - Black Sabbath
Heavy metal

Black Sabbath – Black Sabbath

O debut do Black Sabbath marca o nascimento do heavy metal: riffs sombrios, blues distorcido e clima de pesadelo. Um disco que soa como um ritual ocultista em vinil.

Outros álbuns do mesmo ano

Silverchair - Young Modern
Rock

Silverchair – Young Modern

Young Modern é a despedida épica do Silverchair, mesclando pop, rock e progressividade com letras intensas e produção refinada, fechando a jornada da banda.

Behemoth - The Apostasy
Blackened death metal

Behemoth – The Apostasy

Fusão audaciosa do Behemoth entre brutalidade técnica e elementos sinfônicos, elevando o blackened death metal a novos patamares.

Travis - The Boy with No Name
Indie pop

Travis – The Boy with No Name

Emoção paternal, arranjos delicados e indie pop: Travis entrega um quinto álbum intimista, equilibrado entre ternura e melodias memoráveis.