a-ha - Analogue

Analogue

8º álbum de estúdio​

Fase

Retorno e Reinvenção (2000-2009)

7.1

Nota média
de sites de crítica

a-ha entre o épico e o sombrio

Analogue, o álbum de 2005 do a-ha, é como uma caminhada à beira do abismo, onde o som é suave, mas sempre com aquela sensação de melancolia no ar. Abre com “Celice”, que te engana com um começo cheio de guitarras pesadas, mas logo se transforma numa balada sombrinha, onde a voz de Morten Harket dá aquele toque único. As faixas seguem em um caminho de introspecção, com guitarras acústicas e pianos que acariciam, mas também têm momentos mais energéticos, como “Over The Treetops”, que ganha com a colaboração de cordas. “Halfway Through The Tour” parece uma viagem pelo melhor do rock dos anos 60, mas sem perder a essência do a-ha.

O álbum, com algumas faixas mais experimentais, é todo voltado para a atmosfera triste e serena, algo que até o a-ha, com suas raízes pop, sente necessidade de explorar. Apesar de a sonoridade lembrar alguns concorrentes mais populares da época, como Coldplay e Athlete, o álbum tem uma pegada mais introspectiva e, talvez por isso, passe um pouco despercebido. Morten brilha, mas a escolha de manter a vibe mais silenciosa e melancólica limita o impacto comercial.

Destaques

1. Celice
5. Birthright
4. Analogue (All I Want)
3. Cosy Prisons

Menos ouvidas

11. Make It Soon
8. Halway Through The Tour

Fatos interessantes

• O single “Analogue (All I Want)” foi reescrito para se tornar mais acessível ao rádio, tornando-se o primeiro top 10 do grupo no Reino Unido desde 1988.

• A música “The Summers of Our Youth” apresenta a voz principal de Furuholmen, com Harket participando no refrão.

• A versão ao vivo de “Holy Ground” inclui o uso de um omnichord por Paul Waaktaar-Savoy.

• O álbum inclui contribuições de músicos como Graham Nash (backing vocals em Cosy Prisons e Over The Treetops) e as cordas de David Angell.

• No Spotify, as faixas Celice, Cosy Prisons e Analogue estão indisponíveis.

Produção

Martin Terefe, a-ha, Max Martin, Michael Ilbert, George Tanderø, Kjetil Bjerkestrand

Mudança de line

Nenhuma alteração

Formação

Morten Harket – vocal
Magne Furuholmen – teclado, backing vocal
Paul Waaktaar-Savoy – guitarra, backing vocal

Se gostou, também vai gostar de...

Oklou - Choke Enough
Art pop

Oklou – Choke Enough

Atmosfera mística e coesa, misturando sintetizadores com uma produção refinada e nostálgica. O álbum é mais maduro e envolvente que seu antecessor, a mixtape Galore.

Mika - The Boy Who Knew Too Much
Dance pop

Mika – The Boy Who Knew Too Much

Pop teatral, beats dançantes e melodias introspectivas: o segundo álbum de Mika mistura fantasias adolescentes com produção grandiosa.

Cher - Take Me Home
Disco

Cher – Take Me Home

Cher abraça a disco em Take Me Home, entre hits dançantes e baladas emotivas, retornando às paradas com energia e estilo ousado.

Outros álbuns do mesmo ano

System of a Down - Hypnotize
Hard rock

System of a Down – Hypnotize

Último álbum do SOAD que mistura metal, crítica social e influências orientais, encerrando com maestria a jornada dupla do Mezmerize.

Coldplay - X&Y
Rock alternativo

Coldplay – X&Y

Som grandioso com sintetizadores e baladas emocionantes; X&Y é o álbum ambicioso e expansivo que consolidou o Coldplay como gigante global.