Queen - The Game

The Game

8º álbum de estúdio​

Era

Experimentação Eletrônica e Disco (1980-1985)

6.8

Nota média
de sites de crítica

Queen entra no jogo dos sintetizadores

Lançado em 1980, The Game é um dos álbuns mais coesos do Queen, equilibrando rock, pop e uma nova aposta nos sintetizadores—sim, a banda que ostentava “No Synths!” nos discos anteriores finalmente cedeu. Com uma duração enxuta e sem excessos, o álbum é um rolo compressor de hits e grooves viciantes.

O baixo de John Deacon domina faixas como Dragon Attack e Another One Bites The Dust, enquanto Crazy Little Thing Called Love brinca de Elvis. Brian May brilha em Sail Away Sweet Sister, e Freddie Mercury dispensa comentários. Alguns deslizes? Talvez Don’t Try Suicide pudesse ficar de fora, e os videoclipes beiram o embaraçoso. Mas no geral, é um disco obrigatório para entender o Queen em sua melhor forma pop-rock.

Destaques

3. Another One Bites The Dust
5. Crazy Little Thing Called Love
10. Save Me
2. Dragon Attack

Menos ouvidas

9. Coming Soon
6. Rock It (Prime Jive)

Fatos interessantes

• Este álbum marcou a primeira vez que o Queen utilizou sintetizadores em suas músicas, especificamente o Oberheim OB-X, uma mudança significativa para uma banda que anteriormente se orgulhava de não usar esses instrumentos.

• The Game é o único álbum de estúdio do Queen a alcançar o primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos, vendendo mais de 4 milhões de cópias no país. Mundialmente, estima-se que tenha vendido cerca de 12 milhões de cópias.

• O álbum foi gravado no Musicland Studios, em Munique, Alemanha, com o produtor Reinhold Mack, marcando uma nova abordagem na produção musical da banda.

• A foto da capa do álbum apresenta os membros da banda em um visual mais casual e roqueiro, contrastando com as capas mais elaboradas de álbuns anteriores.

• Durante a era The Game, Freddie Mercury adotou seu famoso bigode que se tornaria sua marca registrada (apesar de não aparecer com ele ainda na capa do álbum).

• “Crazy Little Thing Called Love”: Freddie Mercury compôs esta canção em apenas 10 minutos enquanto tomava banho no Bayerischer Hof Hotel, em Munique.

• A faixa “Another One Bites the Dust” foi inspirada no som da banda Chic, especialmente na linha de baixo de “Good Times”, refletindo a influência do funk e do disco na música do Queen.

• Foi a primeira vez que o Queen trabalhou com o produtor Reinhold Mack – e continuariam até o A Kind of Magic de 1986. O produtor é responsável por trabalhos com Scorpions, Rolling Stones, Meat Loaf, Extreme, Black Sabbath, além de ter feito projetos solos do Freddie Mercury e Roger Taylor.

Produção

Reinhold Mack, Queen

Mudança de line

Nenhuma alteração

Formação

Freddie Mercury – vocais principais (1–5, 7, 9, 10), co-vocais principais (6, 8), vocais de apoio (todas as faixas), piano (1, 7, 8), sintetizador (1), violão (5)

Brian May – guitarra elétrica (todas as faixas), vocais de apoio (1, 2, 4–8, 10), violão (7, 8, 10), sintetizador (8, 10), piano (10), vocais principais (8)

Roger Taylor – bateria (todas as faixas), vocais de apoio (todas, exceto 3), guitarra elétrica (9), sintetizador (6, 9), vocais principais (6, “A Human Body”), co-vocais principais (9), percussão

John Deacon – baixo (todas as faixas), guitarra elétrica (3), violão (4), piano (3)

Reinhold Mack (produtor) – sintetizador (6, 10)

Se gostou, também vai gostar de...

Outros álbuns do mesmo ano

Toto - Shibuya Kokaido Tokyo 1980
Ao Vivo

Toto – Shibuya Kokaido Tokyo 1980

Show vibrante de 1980 em Tóquio com Toto livre e afiado, misturando hits e instrumentais sólidos num registro ao vivo impressionante.

Van Halen - Women and Children First
Hard rock

Van Halen – Women and Children First

Álbum explosivo de Van Halen em sua versão mais crua, com riffs afiados e letras irreverentes, misturando hard rock com experimentação.

Kiss - Unmasked
Hard rock

Kiss – Unmasked

Disco pop‑rock polido, com refrões melódicos e produção clean. Divide fãs ao trocar a crueza clássica por power‑pop sofisticado e experimental.