“News of the World” é como uma festa temática onde cada cômodo toca um estilo diferente, mas o ar-condicionado está no máximo. Queen abre com dois hinos imortais: “We Will Rock You” e “We Are the Champions”, que são como o casal popular da escola — impossível não notar. Depois, a banda mergulha em “Sheer Heart Attack”, um rock frenético que parece uma versão turbo do álbum homônimo.
Mas o disco segue como uma colcha de retalhos sonora: do blues brega de “Sleeping on the Sidewalk” ao samba despretensioso de “Who Needs You”, passando pelo funk robótico e pouco sensual de “Get Down, Make Love”. Brian May brilha em “It’s Late” e “All Dead, All Dead”, trazendo um pouco de calor a um álbum que, apesar de sua frieza geral, ainda consegue ser monumental. É como um jantar gourmet onde nem todos os pratos agradam, mas os que acertam são inesquecíveis.
• Apesar da música Sheer Heart Attack ter sido originalmente composta durante as sessões do álbum de 1974, só foi finalizada e incluída neste disco. Ela é uma resposta direta ao movimento punk, com letras que refletiam a energia crua do gênero.
• A capa foi criada pelo artista Frank Kelly Freas, inspirada em uma ilustração de ficção científica dos anos 1950, mostrando um robô segurando os membros mortos da banda. Ela quase foi banida em alguns países.
• Apesar do sucesso comercial, o álbum recebeu críticas mistas na época, com alguns considerando-o menos coeso que seus predecessores.
• A icônica batida “stomp-stomp-clap” de We Will Rock You foi criada para envolver o público ao vivo, transformando as apresentações em experiências interativas.
• “All Dead, All Dead” foi inspirada na morte do gato de infância de May, mostrando um lado mais pessoal e melancólico do guitarrista.
• Além de bateria, Roger Taylor tocou guitarra e baixo em “Fight from the Inside”, mostrando sua versatilidade.
• Os 4 integrantes da banda são creditados pelas “palmas e batidas de pé” em We Will Rock You.
Freddie Mercury – vocais principais (faixas 1–3, 5, 7, 9–11), vocais de apoio (faixas 1–4, 7, 9–10), piano (faixas 2, 5, 7, 11), palmas e batidas de pé (faixa 1), cowbell (faixa 9).
Brian May – guitarra elétrica (todas exceto faixa 11), guitarra acústica (faixa 9), piano (faixa 4), palmas e batidas de pé (faixa 1), maracas (faixa 9), vocais de apoio (faixas 1, 2, 10), vocais principais (faixas 4, 8).
Roger Taylor – bateria (todas exceto faixa 1), guitarra rítmica (faixa 3), baixo (faixas 3, 6), guitarras adicionais (faixa 6), vocais de apoio (faixas 1–3, 6, 10), vocais principais (faixas 3, 6), palmas e batidas de pé (faixa 1).
John Deacon – baixo (faixas 2, 4, 5, 7–11), guitarra acústica (faixas 5, 9), palmas e batidas de pé (faixa 1).