Billy Joel - Live at the Great American Music Hall 1975

Live at the Great American Music Hall 1975

-º álbum de estúdio​

Fase

Primórdios Melódicos (1971–1974)

7.7

Nota média
de sites de crítica

Billy no bar, antes da fama

Este registro ao vivo captura um Billy Joel jovem, afiado e ainda longe do estrelato colossal que viria com “The Stranger”. O repertório inclui músicas inéditas na época, como versões iniciais de “James” e “New York State of Mind”, virando relíquias históricas para fãs. O clima intimista da Great American Music Hall permite que Joel interaja com o público, arrisque imitações cômicas (Joe Cocker, Elton John, Leon Russell) e deixe imperfeições genuínas — como brincadeiras e falhas técnicas — que humanizam a performance.

O som é cru, espontâneo e cheio de energia de bar sofisticado: uma mistura de piano refinado e rock despretensioso. Em vez do show mastodôntico dos anos posteriores, aqui vemos um músico explorando seu repertório e seu humor em tempo real — às vezes quase debochando de si mesmo (lembre-se da piada sobre “Root Beer Rag”). É um snapshot vibrante de uma transição: do Jerry Jeff Walker boêmio de “Streetlife Serenade” para o Joe Manhattan de “Turnstiles”. Um álbum que respira autenticidade e vontade de se comunicar, sem filtros, simples e memorável.

Local

Great American Music Hall, São Francisco

Turnê

Streetlife Serenade tour (1975)

Destaques

6 – James
11 – New York State of Mind
15 – The Entertainer

Menos ouvidas

3 – Roberta
18 – Weekend Song

Fatos interessantes

• Gravado em junho de 1975 durante shows da turnê “Streetlife Serenade” em São Francisco.

• Apresenta as primeiras gravações disponíveis de “James” e “New York State of Mind”.

• Inclui imitações humoradas de Joe Cocker, Elton John e Leon Russell.

• O áudio preserva falhas técnicas e piadas de bastidor, reforçando o clima íntimo.

• Lançado oficialmente em vinil para o Record Store Day, em abril de 2023.

• Foi originalmente incluído na caixa “The Vinyl Collection, Volume 1” (2021) como um dos LPs inéditos ao vivo.

• Registra a formação antiga com Doug Stegmeyer, Rhys Clark, Don Evans e Johnny Almond.

• Joel não incluiu “Piano Man”, ainda relutante em se associar somente a esse hit.

• Um crítico observou que o álbum “é um forte lembrete de Joel antes de virar lenda” (Jake D. Lewis).

• O engenheiro de som Brian Ruggles usou uma unidade móvel antiga para capturar o show.

Formação

Billy Joel – piano, voz
Doug Stegmeyer – baixo
Rhys Clark – bateria
Don Evans – guitarra, violão
Johnny Almond – saxofone

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