Bruce Springsteen - Somewhere North of Nashville

Somewhere North of Nashville

-º álbum de estúdio​

Era

Tracks II: The Lost Albums (2025)

7.2

Nota média
de sites de crítica

[Disco 4 do box Tracks II]
O Boss vestindo botas e twang

Aqui, Bruce tira o lenço e põe o chapéu de cowboy, cavalgando firme num country honky‑tonk que chega a lembrar barulho de estrada de terra e ressaca de bar. Com uma pegada alegre (“Delivery Man”) e narrativas cômicas ou tristes, o álbum flerta com o tom solto de Born in the U.S.A. mas vestindo a indumentária rural.

As guitarras twang e o pedal steel desenham colinas sonoras, enquanto “Under a Big Sky” pinta um deserto emocional — um anti‑western filmado em tom íntimo. Ainda que o protagonista tenha preferido The Ghost of Tom Joad, esse disco “paralelo” revela que ele tinha uma veia country pulsante nos anos 90, antes mesmo de álbum como Western Stars. O resultado é um disco espontâneo, de banda reunida tocando ao vivo, recheado de contos de truckdrivers e corações quebrados — sem a pressão de grande lançamento, mas com alma genuína.

Destaques

4 – Delivery Man
5 – Under a Big Sky
12 – Somewhere North of Nashville

Menos ouvidas

3 – Poor Side of Town
7 – Silver Mountain

Fatos interessantes

• O disco foi gravado em 1995 paralelo a The Ghost of Tom Joad, numa vibe mais leve e country.

• Contém “Stand On It” e “Janey Don’t You Lose Heart”, faixas previstas para Born in the U.S.A..

• “Repo Man” ganhou single antecipado em 2025.

• A banda grava ao vivo no estúdio, aproximando a sensação de show.

• Marty Rifkin no pedal steel dá o tom honky‑tonk característico.

• Faixas como “Delivery Man” trazem humor inusitado sobre caminhoneiros e galinhas.

• “Under a Big Sky” é a balada reflexiva do lote.

• A versão de “Somewhere North of Nashville” é um take alternativo de Western Stars.

• O álbum só foi lançado em 2025 dentro da caixa Tracks II: The Lost Albums.

• Recreia a espontaneidade de Born in the U.S.A., mas com roupagem country.

Produção

Bruce Springsteen

Mudança de line

O álbum foi gravado juntamente com The Ghost of Tom Joad (1995), com core da E‑Street Band já estabelecido. Nesse pano de fundo, não houve entrada ou saída significativa de membros principais, mas destacou-se o acréscimo de pedal steel (Marty Rifkin), conferindo sabor country.

Formação

Bruce Springsteen – voz, guitarra
Danny Federici – teclados
Garry Tallent – baixo elétrico
Max Weinberg – bateria
Patti Scialfa – vocal de apoio

Músicos adicionais
Marty Rifkin – pedal steel
Soozie Tyrell – fiddle
Gary Mallaber – percussão, bateria adicional

Se gostou, também vai gostar de...

Cyndi Lauper - Detour
Country

Cyndi Lauper – Detour

Detour é Cyndi Lauper explorando o country com sua voz marcante, reimaginando clássicos com estilo único e participações de estrelas como Willie Nelson e Alison Krauss.

Elvis Presley - Promised Land
Country

Elvis Presley – Promised Land

Country-pop enxuto com Elvis plena forma, covers marcantes e singles radios que equilibram carisma e sobriedade.

Outros álbuns do mesmo ano

Idlewild - Idlewild
Indie rock

Idlewild – Idlewild

Riffs intensos, melodias maduras e encontros com suas fases passadas: Idlewild é um álbum que reafirma identidade com elegância.

Squid - Cowards
Krautrock

Squid – Cowards

Uma série de relatos sobre cultos, psicopatas e canibais. Mistura de psicologia do mal com grooves intensos, usando post-punk explosivo e arranjos progressivos.

The Weeknd - Hurry Up Tomorrow
Electropop

The Weeknd – Hurry Up Tomorrow

Um épico cinematográfico do The Weeknd, fechando sua trilogia After Hours com 22 faixas de R&B sombrio, eletrônico e narrativas de anti-herói. Ambicioso e imersivo.