Panic! at the Disco - Pray for the Wicked

Pray for the Wicked

6º álbum de estúdio​

Fase

Solo Glam & Jazz (2016–2022)

7.0

Nota média
de sites de crítica

Pop teatral em alta voltagem

A energia Broadway de Brendon Urie transborda em Pray for the Wicked, trazendo um pop teatral, chamativo, praticamente um musical condensado em 34 minutos. O disco mistura potenciais radiofônicos – especialmente em “High Hopes” – com faixas aceleradas e pomposas como “Say Amen (Saturday Night)” e “Roaring 20s”, onde Urie mostra seu canto grandioso e caricato.

É como assistir um show em Las Vegas: tudo brilhante, pulado, com momentos de drama e euforia. Comparado ao tom mais suave e centrado de Death of a Bachelor, aqui vemos a ambição de Urie alcançar novos públicos, mais pop, mais urbano, porém mantendo seu DNA teatral. A crítica recebeu bem: Metacritic aponta nota 70/100, elogiando a coesão dos gêneros e a teatralidade aprofundada pelas influências de Urie em Kinky Boots

Destaques

2 – High Hopes
1 – Say Amen (Saturday Night)
6 – Hey Look Ma, I Made It

Menos ouvidas

9 – Dancing’s Not a Crime
11 – The Overpass

Fatos interessantes

• O álbum foi anunciado em 21 de março de 2018 junto com os singles “Say Amen (Saturday Night)” e “(Fuck A) Silver Lining”.

• “Say Amen” virou o primeiro single da banda a alcançar o topo da Billboard Alternative Songs .

• A faixa “High Hopes” se tornou o maior hit comercial do disco, bem popular nas rádios e streaming.

• A tour que seguiu o disco vendeu mais de 1 milhão de ingressos e faturou cerca de $52 milhões .

• “Hey Look Ma, I Made It” teve clipe premiado entre os top 10 de música alternativa pelo iHeartRadio.

Produção

Jake Sinclair, Scott Chesak, Tobias Wincorn, Dillon Francis, Jonas Jeberg, ST!NT, Alex ‘AK’ Kresovich

Mudança de line

Saiu: Dallon Weekes (baixista), deixou a banda em dezembro de 2017

Entrou: Nicole Row assumiu como baixista de turnê e participações do disco

Formação

Brendon Urie – voz principal; guitarra (faixa 3); baixo (faixas 1–3); bateria (faixas 2–7, 9–10); teclados (faixas 2–4 e 11); vocais de apoio (faixas 1–7, 9–10)

Músicos adicionais
Jake Sinclair – baixo (faixas 4–9); guitarra (faixa 4); órgão (faixas 5–6); guitarra acústica (faixa 10); vocais de apoio (faixas 1–7, 9–10)
Rob Mathes – arranjos e condução de cordas e metais
Kenneth Harris – guitarra (faixas 1–7, 9–10); vocais de apoio (faixas 1–7 e 10)
Suzy Shinn – vocais de apoio (faixas 1–7, 9–10)
Scott Chesak – bateria (faixas 1 e 8); guitarra, baixo e teclados (faixa 8); percussão (faixa 1)
Morgan Kibby – vocais de apoio (faixa 3)
Ilsey Juber – vocais de apoio (faixa 4)
Sam Hollander – vocais de apoio (faixas 5, 7, 10)
Alex ‘AK’ Kresovich – piano e órgão (faixa 9)
Rachel White, Kate Micucci – vocais de apoio (faixa 9)
Além de uma orquestra completa: cordas (varias violas, violoncelos, violinos liderados por concertmasters em Londres e Los Angeles), metais (saxofone, trompete, trombone) e cordas adicionais

Se gostou, também vai gostar de...

Michael Jackson - Ben
Pop

Michael Jackson – Ben

Ben é soul-pop açucarado, com vocais angelicais e emoção juvenil. Destaque para a balada sobre seu rato de estimação — fofo, cativante e seguro.

Elvis Presley - Blue Hawaii
Pop

Elvis Presley – Blue Hawaii

Trilha-pop ensolarada com sabor havaiano, romantismo e “Can’t Help Falling in Love”: Elvis em clima de férias e serenidade tropical.

ABBA - Arrival
Euro disco

ABBA – Arrival

“Arrival” é a perfeição do pop melancólico, onde ABBA mistura euforia e dor com precisão sonora, criando um universo único de beleza e angústia.

Outros álbuns do mesmo ano

Tarja - Act II
Ao Vivo

Tarja – Act II

Tarja brilha em performances ao vivo que mesclam potência sinfônica e emoção acústica, em continuação ao Act I, reafirmando sua majestade no metal sinfônico.

Marillion - Mirrors
Ao Vivo

Marillion – Mirrors

Versão ao vivo suave e envolvente, destaca nuances atmosféricas e maturidade musical do Marillion em performances longas.